Você está visualizando atualmente 1ª SEMANA “ISSO É COISA DE PRETA” É REALIZADA PELO CRP 14/MS NA CAPITAL

1ª SEMANA “ISSO É COISA DE PRETA” É REALIZADA PELO CRP 14/MS NA CAPITAL

 O Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul, por meio do Núcleo de Psicologia Étnico Racial (NUPSER), realizou entre os dias 26 a 30 de novembro em Campo Grande, a primeira edição da Semana “Isso É Coisa de Preta”, em alusão ao mês da Consciência Negra. O evento, gratuito e aberto ao público, contou com palestra, exposições, exibição de filmes e debates.

Com uma programação cheia de apresentações musicais, roda de Capoeira, mostra de artes e filmes, a atividade teve início no auditório da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (FAALC) na UFMS, com a palestra “A Psicologia e as Relações Étnico Raciais”, ministrada pela Conselheira do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro e membro da Articulação Nacional de Psicólogas (os) Negras(os) e Pesquisadoras(es), Maria Conceição Nascimento.

De acordo com Maria Conceição a temática da psicologia étnico racial é muito necessária por se tratar de entender a questão da raça que está presente no nosso cotidiano. “Quando falamos de raça estamos falando de uma questão social, não de uma questão biológica, e tratar sobre esse assunto dentro da psicologia é tratar de como essa subjetividade construída nesse âmbito da sociedade. A construção do racismo dentro da sociedade brasileira foi feita de maneira violenta e hoje nós vemos os reflexos dessa construção na sociedade e no indivíduo. Agora, com o lançamento do guia de referências os profissionais podem atuar com um conhecimento maior sobre essa realidade da população que nós lidamos”, explica.

Durante sua palestra, a psicóloga trouxe sua experiência de vida e a relação com a psicologia e as questões étnico raciais. Além disso ressaltou que o racismo afeta diretamente a saúde, principalmente a saúde mental, por isso a grande relevância no incentivo ao conhecimento dos profissionais da área da saúde nessa temática.

A Conselheira Presidente do CRP14/MS, Irma Macário, retomou a importância do código de ética da profissão baseado na Declaração Universal dos Direitos Humanos. “É fundamental que nós possamos pensar sobre esssas questões levando em conta o nosso código de ética, reiteramos que toda psicóloga e psicólogo tem obrigação de dar as garantias dos direitos humanos na sua atuação profissional”.

O Núcleo de Psicologia Étnico Racial (NUPSER) foi criado há 2 anos atrás com o objetivo de tratar de ações referentes a psicologia e enfrentamento ao racismo com ações de conscientização sobre a temática.

Nos dias seguintes, o evento aconteceu no Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul (MIS), onde foram exibidos os filmes Selma, Cafundó, Kiriku e a Feiticeira e o curta Como Ser Racista em 10 passos.