Você está visualizando atualmente 2018 é o ano do Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão!

2018 é o ano do Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão!

Em 2018 será realizado o V Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. O Congresso é um dos mais importantes eventos da Psicologia e terá como tema na sua quinta edição: Psicologia, Direitos Sociais e Políticas Públicas: Avanços e Desafios.

O CBP é realizado a cada quatro anos e é organizado pelo Fórum das Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (FENPB). É a grande reunião da Psicologia Brasileira, congregando estudantes, profissionais e pesquisadores, sempre focando as discussões ao redor de um grande tema transversal.

Neste ano foram criados três eixos temáticos que contemplam os principais temas desse debate que ocorrerá durante os cinco dias de Congresso.

Os eixos propostos são:

EIXO I A psicologia e a superação das desigualdades no acesso e qualidade da formação em psicologia

A formação em Psicologia no cenário contemporâneo. A construção de projetos que vislumbrem os avanços da prática profissional, os desafios nacionais e regionais e as políticas de acesso e permanência.

EIXO II Práticas profissionais da psicologia em contextos sem muros

Reconhecimento dos avanços no desenvolvimento de práticas inovadoras, orientadas por uma ciência laica, tendo como desafio desenvolver modos de atuação que considerem as agendas sociais presentes nos lugares em que a psicologia atua, de modo a promover a desconstrução de paradigmas dominantes, tradicionais e conservadores.

EIXO III A psicologia e os desafios da intersetorialidade nas políticas públicas

Reconhecimento do avanço das políticas públicas na direção da promoção e garantia de direitos, mas também de entraves que permanecem. Um dos desafios é superar a perspectiva setorial, em direção a maior interconectividade nas políticas públicas de garantia de direitos.

A programação do CBP também conta com diversas atividades para que se promova a discussão do tema do Congresso de maneiras diferenciadas e enriquecedoras. As modalidades de atividades que os participantes poderão inscrever para o V Congresso são: Mesa-Redonda, Simpósio, Comunicação Oral, Pôster, Conversando Sobre – discussão sobre uma temática e/ou processo de trabalho realizado de modo mais informal por profissional especializado no assunto – ou Como Eu Faço –relato de experiência/prática realizada por profissional especializado.

Confira as orientações para submissão de trabalho:   V Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão