Você está visualizando atualmente 9° COREP encerra jornada democrática da Psicologia no Estado.

9° COREP encerra jornada democrática da Psicologia no Estado.

De 29 a 1° de maio, o Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul (CRP14/MS) promove o 9° Congresso Regional da Psicologia (COREP), ultima etapa antes da realização da instância máxima que discute e delibera políticas prioritárias do Sistema Conselhos: o Congresso Nacional da Psicologia (CNP). Com o COREP, o CRP14/MS fecha um longo ciclo debates com a categoria.

As atividades preparatórias para o Congresso Regional começaram em 2015, em meados de setembro, quando a Comissão Organizadora passou a elaborar diversos encontros com o objetivo de consultar as/os psicólogas/os sul-mato-grossenses quanto às demandas profissionais. O II Seminário de Psicologia de Psicologia e Políticas Públicas, realizado em novembro de 2015, foi um dos tantos eventos organizados com esse intuito.

Na época, o Seminário ofereceu nove oficinas para levantar informações que subsidiassem o amplo movimento democrático que começa ali. De lá pra cá, o CR14/MS manteve firme a agenda de eventos e, em março de 2016, doze ações entre encontros preparatórios e pré-congressos. Sendo essas ações: o I Seminário de Psicologia e Políticas Públicas, a Reunião Ampliada da Comissão de Psicologia e Povos Indígenas, os Pré-Congressos das Macrorregiões de Corumbá, Dourados, Paranaíba, Três Lagoas, Coxim e Campo Grande, a Reunião Ampliada da Comissão de Direitos Humanos e da Infância, Adolescência e Juventude, a Reunião Ampliada da Comissão de Psicologia Social e Comunitária, a Reunião Ampliada da Comissão de Comunicação e Cultura, a Reunião Ampliada da Comissão de Psicologia Organizacional e do Trabalho. Esse esforço tinha um único objetivo: permitir maior representatividade da categoria.

Durante os encontros preparatórios as/os psicólogas/os levantaram as principais demandas da profissão. As propostas debatidas nos eventos preparatórios foram encaminhas aos Pré-Congressos Regionais de Psicologia para votação. Além da deliberação de propostas através de votações, os Pré-Congressos elegem as/os psicólogas/os que, no papel de Delegados, irão representar a categoria no Congresso Regional de Psicologia (COREP).

Diferente das outras etapas, o COREP não é aberto a todas/os psicólogas/os. Só as/os delegadas/os eleitas/os na etapa de pré-congressos podem participar. E assim como ocorre nos eventos preparatórios, as propostas aprovadas nos Pré-Congressos foram levadas ao COREP, onde serão apreciadas e votadas, compondo o documento com as propostas da Psicologia Sul-Mato-grossense que será levado ao 9° CNP . Ainda no COREP, é eleita a delegação de psicólogas/os que representarão o Mato Grosso do Sul no Congresso Nacional.

O Congresso Nacional de Psicologia (CNP) é um projeto coletivo da categoria, criado para ser a instância máxima de deliberação do Sistema Conselhos de Psicologia. Ele ocorre a cada três anos e reúne as/os psicólogas/os brasileiras de forma democrática para discutir os rumos da profissão. Neste ano, ocorre a 9ª edição do CNP, que acontecerá em Brasília entre 16 e 19 de junho, com tema “Psicologia, no cotidiano, por uma sociedade mais democrática e igualitária”.

Os eixos temáticos do 9ª CNP são:

Eixo 1: Organização democrática do Sistema Conselhos e aperfeiçoamento das estratégias de diálogo com a categoria e sociedade;

Eixo 2: Contribuições éticas, políticas e técnicas do processo democrático e da garantia de direitos;

Eixo 3: Ampliação e qualificação do exercício profissional no Estado de garantia de direitos.

O principal objetivo do Congresso é definir as diretrizes e ações políticas que devem ser priorizadas para o próximo triênio, ou seja, para a nova gestão dos Conselhos.