Você está visualizando atualmente Avaliação Psicológica com pacientes em final de vida será tema de debate nas redes do CFP

Avaliação Psicológica com pacientes em final de vida será tema de debate nas redes do CFP

Live ocorrerá em 22 de setembro e faz parte da série da CCAP “Você sabia que a Avaliação Psicológica faz parte da sua vida?”

Para orientar a categoria e sensibilizar a população sobre o papel da Avaliação Psicológica na vida das pessoas, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) promove, no dia 22 de setembro, às 15h, mais uma live da série “Você sabia que a Avaliação Psicológica faz parte da sua vida?”, idealizada pela Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica (CCAP) do CFP.

Desta vez, o tema será “Avaliação Psicológica no Contexto de Saúde: Pacientes em final de vida e suicídio”. A presidente do CFP, Ana Sandra Fernandes, fará a abertura do debate on-line, que será mediado pela integrante da CCAP, a psicóloga Ana Paula Noronha. Participam do evento a psicóloga Marina Noronha Ferraz de Arruda Colli e a professora Dra. Alessandra Silva Xavier.

Este é o quarto debate da série promovida pela CCAP. Até o momento foram debatidos os contextos de Trânsito e Trabalho, Clínico e de Justiça, e Neuropsicologia. Os próximos encontros abordarão temas como Segurança Pública, Cirurgia Bariátrica, Concurso Público e Escolar.

O CFP atua sobre o tema da Avaliação Psicológica por meio de sua Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica (CCAP). Os membros da comissão possuem mandato de três anos e têm por missão discutir e propor diretrizes, normas e resoluções sobre avaliação psicológica, além de conduzir o processo de avaliação dos testes psicológicos por meio do Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (Satepsi).

 Conheça os currículos das(os) participantes(os) 

Ana Paula Noronha (CRP 36519/06)

Psicóloga, Mestre em Psicologia Escolar e Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco. Bolsista Produtividade 1A do CNPq. Membro da CCAP.

Marina Noronha Ferraz de Arruda Colli (CRP 98524/06).
Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP), mestrado e doutorado em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). É especialista em Psicologia Hospitalar pelo Conselho Federal de Psicologia, com pós-graduação lato sensu em Oncologia e Psicologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (FCM-UNICAMP).

Alessandra Silva Xavier (CRP 11/1132)

Graduada em Psicologia -UFC. Mestrado em Educação – UFC. Doutorado em Psicologia Clínica- Universidade Santiago de Compostela – Espanha Especialização em Psicoterapia Psicanalítica; Professora fundadora curso psicologia da UECE
Coordenadora do Nusca; Membro Núcleo Cearense de Estudos sobre a Infância e Adolescência -NUCEPEC-UFC; Membro Associação Americana de Psicologia – APA; Membro da Unidade de Transtornos Depressivos – Universidade Santiago de Compostela. Integrante da Comissão Permanente Intersetorial de Políticas Públicas de Prevenção ao Suicídio do Estado do Ceará; Membro do Programa Vidas Preservadas do Ministério Público do Estado do Ceará. Autora de livros e artigos sobre desenvolvimento humano, psicanálise, psicoterapia e suicídio.