Você está visualizando atualmente CFP disponibiliza contribuições das Rodas de Conversas preparatórias para a 12ª Conferência Nacional de Assistência Social

CFP disponibiliza contribuições das Rodas de Conversas preparatórias para a 12ª Conferência Nacional de Assistência Social

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) disponibiliza as contribuições das cinco Rodas de Conversas, organizadas pela Comissão de Nacional de Psicologia na Assistência Social do CFP (CONPAS) em articulação com os Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs), preparatórias para a 12ª Conferência Nacional de Assistência Social. O objetivo é mobilizar a participação da Psicologia para o atendimento às demandas mais emergentes no âmbito da Assistência Social.

As rodas ocorreram durante o mês de março e as contribuições de cada encontro foram compiladas em um único documento. O intuito desses diálogos preparatórios foi o levantamento de proposições conjuntas a serem capilarizadas para as etapas da 12° Conferência Nacional de Assistência Social, que será realizada de 7 a 10 de dezembro de 2021 com o tema: “Assistência Social: Direito do povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”. As etapas municipais serão realizadas de 12 de abril a 30 de julho de 2021. As estaduais, por sua vez, ocorrerão de 2 de agosto a 30 de outubro de 2021.

Conferências

As conferências de Assistência Social são instâncias que avaliam a política de assistência social e definem diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). As conferências são realizadas em três instâncias: municipal, estadual e nacional.

Para a Comissão de Nacional de Psicologia na Assistência Social do CFP, foram significativas as contribuições suscitadas, a partir dos diálogos realizados por meio das respectivas Rodas, que reuniram, de forma conjunta, aproximadamente 200 participantes, incluindo coordenação e membros da Conpas; representantes e colaboradoras(es) de referência da assistência social nos respectivos CRPs de cada região do país; psicólogas(os) atuantes no SUAS, além de convidadas(os) que fizeram breves falas contextualizadoras sobre a temática proposta.

Acesse as contribuições das cinco Rodas de Conversas, organizadas pela CONPAS/CFP com os CRPs