Você está visualizando atualmente CFP participa de comissão organizadora da Conferência Nacional Popular de Educação

CFP participa de comissão organizadora da Conferência Nacional Popular de Educação

ara o educador e filósofo Paulo Freire, patrono da educação brasileira, “não há saber mais ou saber menos: há saberes diferentes”. E foi com esse espírito que, ao longo de sua vida e carreira, lutou por uma educação pública, gratuita, de qualidade e emancipadora – capaz de mobilizar as bases da sociedade para um mundo mais justo, fraterno e menos desigual.  

Em 2022, a Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE) homenageará seu legado, mostrando a importância da educação para a transformação social. Realizada pelo Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), a II CONAPE conta com a participação do Conselho Federal de Psicologia (CFP) em sua comissão organizadora – representado pelas conselheiras Tahiná Khan e Norma Celine Cosmo (no FNPE); Marilda Gonçalves Dias Facci, presidente eleita da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional – ABRAPEE (na Comissão de Comunicação da CONAPE); e Angela Soligo, presidente da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia – ABEP e Verônica Carrazzone Borges, vice-presidente da ABEP (nas ações relacionadas ao Centenário de Paulo Freire).

A partir do lema “Educação pública e popular se constrói com Democracia e Participação Social: nenhum direito a menos e em defesa do legado de Paulo Freire”, a II CONAPE tem como objetivo geral mobilizar todos os setores e segmentos da educação nacional dedicados à defesa do Estado democrático de direito, da Constituição Federal de 1988, do Plano Nacional de Educação (PNE) e de um projeto de Estado que garanta educação pública, com a mais ampla abrangência, de gestão pública, gratuita, inclusiva, laica, democrática e de qualidade social para todas e todos, para consolidar uma plataforma comum de lutas pela educação no país.

A etapa nacional da CONAPE está prevista para acontecer em junho de 2022. Até lá, o CFP divulgará todas as ações no âmbito da conferência, contribuindo para mobilizar tanto profissionais da educação quanto a sociedade em torno do evento.

Patrono da educação brasileira
Paulo Freire dedicou grande parte de sua vida à alfabetização e à educação da população pobre. Em uma de suas obras mais conhecidas, A Pedagogia do Oprimido, o educador propõe um novo modelo de ensino baseado em uma dinâmica menos vertical entre professoras(es), alunas(os) e a sociedade na qual as(os) estudantes se inserem. 

Reconhecido internacionalmente, Paulo Freire recebeu diversos títulos e homenagens. O impacto de suas contribuições foi reconhecido pelo governo brasileiro em 2012, quando o educador foi declarado “Patrono da Educação Brasileira“.

Centenário
Em 21 de setembro de 2021, se estivesse vivo, Paulo Freire completaria 100 anos. Além da Conferência Nacional Popular de Educação, uma série de atividades pretendem homenagear o legado do educador e filósofo pernambucano.

Entre elas, o curso online “100 anos de Paulo: esperançar em tempos de barbárie”. A iniciativa é da Universidade Emancipa e da Universidade Federal do ABC, com o apoio de diversas universidades parceiras e do Instituto Paulo Freire. Dividido em oito reuniões (entre 3 de agosto e 21 de setembro de 2021), o  curso pretende debater a trajetória do educador brasileiro e amplificar o conhecimento público a seu respeito, por meio de uma parceria institucional entre universidades e a Rede Emancipa de Educação Popular. As inscrições serão abertas ainda em abril, pelo site da Rede Emancipa de Educação Popular.