You are currently viewing Cineclube de setembro exibe o filme “O Estopim”

Cineclube de setembro exibe o filme “O Estopim”

O cineclube de setembro, organizado pela Comissão de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul (CRP14/MS), vai discutir  "tortura, desaparecimento e demcocraica," A sessão será realizada na UCDB Centro, às 14h, no dia 17 de setembro de 2016, com a exibição do filme “O Estopim” que conta a história do pedreiro Amarildo de Souza. A participação é gratuita mediante inscrição pelo site:  http://goo.gl/FljJON

Para debater sobre o tema, os organizadores convidaram a perita do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT), Catarina Pedroso, que falará um pouco sobre a situação do Brasil em relação a tortura e o desaparecimento de pessoas. O encontro fará uma alusão ao dia 30 de agosto – Dia Internacional das Vítimas de Desaparecimentos Forçados.

O longa-metragem “O Estopim” conta a história do pedreiro Amarildo de Souza que desapareceu na Rocinha, Zona Sul do Rio de Janeiro, no dia 14 de julho de 2013. Segundo inquérito, o homem morreu depois de passar por uma sessão de tortura. A coragem da família e de amigos de Amarildo se transformou em símbolo de resistência e luta da sociedade civil contra a violência do Estado. Misturando cenas com atores e depoimentos reais, o filme não quer só investigar o que aconteceu, mas sim debater a conduta policial nas favelas e a questão da segurança pública do país.