Você está visualizando atualmente Cineclube discute Psicologia, Mídia e Poder

Cineclube discute Psicologia, Mídia e Poder

Discutir a relação entre a informação e a verdade, a partir dos interesses da mídia e seus impactos na subjetividade do ser humano é a proposta da edição de agosto do Cineclube realizado pelo Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul – CRP 14/MS.

O filme O Quarto Poder, será exibido no sábado, dia 30, às 14 horas, na UCDB – Centro, na Rua Barão do Rio Branco, 1811, onde também será o endereço das próximas quatro edições de 2014.

Realizado uma vez por mês, o Cineclube é gratuito e aberto à comunidade acadêmica. Após a exibição do filme é iniciado um debate com especialistas convidados. Nesta edição, realizada pela Comissão de Cultura do CRP 14/MS, participam: Prof. Dr. Marcos Paulo da Silva, coordenador do Curso de Comunicação Social – Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), o psicólogo Marco Aurélio Portocarrero Naveira, membro da Comissão de Direitos Humanos do CRP 14/MS e o jornalista Renato Lima, especialista em Análise da Qualidade de Informação pela Universidade Autônoma de Barcelona (UAB/UFMS). Esta exibição tem parceria da Universidade Católica Dom Bosco. Todos os presentes recebem certificado participação.

 

Debatedores:

  • Prof. Dr. Marcos Paulo da Silva – Coordenador do Curso de Comunicação Social – Jornalismo/ UFMS
  • Marco Aurélio Portocarrero Naveira – Psicólogo e membro da Comissão de Direitos Humanos do CRP 14/MS
  • Renato Lima – jornalista e especialista em Análise da Qualidade de Informação pela Universidade Autônoma de Barcelona (UAB/UFMS)

 

SERVIÇO

Dia: 30/08/2014

Horário: 14 horas

Filme: O Quarto Poder (drama/suspense – 16 anos)

Local: UCDB – Centro: Rua Barão do Rio Branco, 1811.

Informações: imprensa@crpms.org.br

 

INSCRIÇÕES: Na aba "Agenda de Eventos"

 

SINOPSE

Em Madeline, Califórnia, um repórter de televisão (Dustin Hoffman) que está em baixa, mas já foi um profissional respeitado de uma grande rede, está fazendo uma cobertura sem importância em um museu de história natural quando testemunha um segurança demitido (John Travolta) pedir seu emprego de volta e, não sendo atendido, ameaçar a diretora da instituição com uma espingarda. Ele nada faz com ela, mas acidentalmente fere com um disparo acidental um antigo colega de trabalho. O repórter, de dentro do museu, consegue se comunicar com uma estagiária que está em uma caminhonete nas proximidades, antes de ser descoberto pelo ex-segurança, que agora fez vários reféns, inclusive um grupo de crianças que visitavam o museu. Em pouco tempo um pedido de emprego e um tiro acidental se propagam de forma geométrica, atraindo a atenção de todo o país. O repórter convence ao segurança que este lhe dê uma matéria exclusiva e promete em troca comover a opinião pública com a triste história do guarda desempregado. É a sua chance de se projetar e voltar para Nova York, mas nem tudo acontece como o planejado. Os fatos são manipulados pela imprensa e tudo sai do controle, pois apenas altos salários e índices de audiência contam e a verdade não é tão importante assim.

 

SOBRE O CINECLUBE

Lançado em abril de 2008, o "Cineclube" tem o objetivo reunir profissionais e acadêmicos dos cursos de Psicologia de todas as universidades locais, além da sociedade em geral, para a discussão de temas relacionados ao comportamento e à subjetividade humana, através da exibição de filmes. Após a apresentação dos filmes, o público presente participa de um bate-papo, cuja mesa de discussão é composta por profissionais de diversas áreas de conhecimento. E para auxiliar os estudantes universitários com as atividades extracurriculares, o CRP14 ainda fornece uma declaração de participação no Cineclube.