You are currently viewing Começaram as etapas preparatórias para o 11º Congresso Nacional da Psicologia

Começaram as etapas preparatórias para o 11º Congresso Nacional da Psicologia

O Sistema Conselhos de Psicologia deu início aos preparativos para o 11º Congresso Nacional da Psicologia (CNP). O encontro nacional será realizado de 2 a 5 de junho de 2022 e até lá um conjunto de etapas deve ser percorrido.

Todo o processo tem como objetivos promover a mobilização das(os) psicólogas(os) brasileiras(os) para definir a contribuição do Sistema Conselhos ao desenvolvimento da Psicologia como ciência e profissão; e definir políticas nacionais referentes ao tema do 11º CNP a serem implementadas e/ou reguladas pelo Sistema Conselhos de Psicologia, de setembro de 2022 a setembro de 2025 para os Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs) e de janeiro de 2023 a dezembro de 2025 para o Conselho Federal de Psicologia (CFP).

O tema do 11º CNP é “O impacto psicossocial da pandemia: desafios e compromissos para a Psicologia brasileira frente às desigualdades sociais”.

A realização do CNP envolve as seguintes etapas:

EVENTOS PREPARATÓRIOS E PROPOSTAS AVULSAS ON-LINE: São organizados pelos CRPs e têm o objetivo de fomentar debates de temas importantes para a categoria e de publicizar o processo do CNP. Nos eventos preparatórios são produzidas propostas para os PRÉ-COREPS.
Período de realização: maio/2021 a 10/09/2021.
Quem pode participar: Psicólogas, estudantes, convidadas e quaisquer outras pessoas interessadas, a critério CRP, conforme definição do regulamento regional.
Envio de propostas avulsas – Toda psicóloga pode enviar uma proposta para o seu CRP. O sistema para submissão está disponível em: cnp.cfp.org.br/sistema/11/formulario-online/encontrar-registro

PRÉ-CONGRESSOS REGIONAIS (PRÉ-COREPS): São eventos organizados pelos CRPs e têm como objetivo apreciar e sistematizar propostas produzidas nos Eventos Preparatórios e também as propostas avulsas submetidas de forma on-line. Nos PRÉ-COREPS podem ser produzidas novas propostas. Nesses encontros há eleições de delegadas(os) para o Congresso Regional da Psicologia (COREP).
Período de realização: 30/09/2021 a 28/01/2022
Quem pode participar: Psicólogas e estudantes de Psicologia.

CONGRESSO REGIONAL DE PSICOLOGIA (COREP): Aprecia propostas dos PRÉ-COREPS e elege delegadas(os) para o CNP. Produz o caderno regional de deliberações, que deverá nortear a gestão do Conselho Regional de Psicologia de setembro de 2022 a setembro de 2025.
Período de realização: 18/03/2022 e 17/04/2022
Quem pode participar: Delegadas e estudantes eleitas nos PRÉ-COREPS. Poderão ser delegadas nos COREPS e no CNP apenas psicólogas(os) regularmente inscritas(os) nos CRPs, podendo ser inscrição principal ou secundária, e adimplentes.

CONGRESSO NACIONAL DE PSICOLOGIA (CNP): Aprecia propostas dos COREPS e produz o caderno nacional de deliberações, que deverá nortear a gestão do Conselho Federal de Psicologia de janeiro de 2023 a dezembro de 2025.
Período de realização: 02 a 05/06/2022
Quem pode participar: Delegadas(os) eleitas(os) nos COREPS.

Acompanhe o site e as páginas do CRP14/MS no Instagram e no Facebook para ficar por dentro de todas as ações realizadas no estado como parte da construção do 11º CNP.