Você está visualizando atualmente Conselheira do 14 participa do Seminário: Perspectivas dos Direitos Sexuais e Reprodutivos no Brasil

Conselheira do 14 participa do Seminário: Perspectivas dos Direitos Sexuais e Reprodutivos no Brasil

 

A conselheira Sueli Martins Viçoso do Amaral participou nos dias 13 e 14 de março, do Seminário promovido pelo CFP “Perspectivas dos Direitos Sexuais e Reprodutivos (DSRs) no Brasil a partir das Políticas Públicas”, em Brasília. O referido seminário faz parte do conjunto de atividades que englobam a realização da pesquisa do Crepop sobre Atuação dos Psicólogos (as) em Direitos Sexuais e Reprodutivos.

A programação no dia 13 de março de 2015, contou na Aberturadas conselheiras do CFP – Meire Viana,que fez a exposição da condução dos trabalhos; que no primeiro dia seria a apresentação de pessoas convidadas para expor sobre o tema:

Dia 13.03.2015– Palestra “Psicologia e Políticas Públicas em Direitos Sexuais e Reprodutivos”, ministrada por Stella Mata Machado – Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), da Presidência da República (PR),que apresenta um retrato da situação da mulher e os desafios relacionados aos DSRs. Na Secretaria de Políticas para as Mulheres, dentre outras pautas relativas à saúde das mulheres, acompanha e propõe ações estratégicas sobre as políticas públicas relacionadas aos direitos sexuais e reprodutivos e às mulheres do campo, da floresta e das águas, sempre em conjunto com o Ministério da Saúde e com os demais ministérios.  

Mesa Redonda – “Multiplicidade de olhares da sociedade diante dos Direitos Sexuais e Reprodutivos”. 

1-Vanessa Canabarro Dias –  Aborda sua atuação com projetos na área de violência, aborto, adolescência, família e uso de drogas. E com mulheres e crianças vítimas de violência sexual e tem experiência na área de aborto previsto em lei. Fala da importância da psicologia na investigação do estupro, pois tem sinais que denotam o trauma. Relata que todas as mulheres precisam autorizar o aborto legal, e que perante a justiça são vistascomo alguém que não fala a verdade, que sua palavra não é suficiente, tendo que passar por detectores da verdade,que os serviços sentem-se obrigados a assim agir como que para se resguardar como precaução de serem enganados. Não é a mulher que fala a verdade, mas os serviços é que vão dizer.

2-Rebecca Bussinger –Relata sua experiência em Psicologia Social com ênfase nos seguintes temas: Acolhimento Familiar e Institucional, violência, gênero e diversidade sexual. Que na sociedade existe um olhar sobre os LGBT, cita 03 exemplos: que muitos veem como crime, pecado, doença, faz um resgate histórico do movimento social LGBT no Brasil; que são pessoas que merecem respeito,que necessitam de uma rede de serviços, de sociabilidade, de amigos.

3-Adriano Beiras – Professor Adjunto do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Inicia fazendo alguns questionamentosse há um lugar para homens nos DSR?Podemos pensar os DSR sob a ótica dos homens. Váriosdesafios:Iniciação Sexual;Aborto;Paternidade, Fuga;depressão e suicídio paterno; uso de métodos contraceptivos;planejamento familiar;DST´sAIDS (campanha de prevenção); paternidade gay;álcool e drogas e suas relaçõescom a masculinidade; Impacto da masculinidade nas DSR´s. Aborda vários desafios e ações possíveis.

 

Mesa Redonda “Pesquisa em Psicologia e Políticas Públicas” GPM&E/UFRN

Ilana Lemos de Paiva  eFellipe Coelho Lima, são pesquisadores em psicologia e politicas públicas e pertencem à empresa contratada pelo CFP GPM&E/UFRN. Naoportunidade, apresentam o roteiro e a metodologia da pesquisa que será desenvolvida por todos.

 

No dia 14 de março de 2015, foi realizada uma avaliação por parte de todos os presentes, sobre o seminário. Apresentação e ajustes ao calendário da pesquisa, Submissão da pesquisa ao comitê de ética; Mapeamento dos psicólogos no campo, em anexo calendário proposto. Foi elaborada ainda uma proposta de campanha de lançamento da pesquisa sobre “Direitos Sexuais e Reprodutivos", juntamente com a proposta de um questionário online, com prazopara retorno, em seguida estará sendo enviada a todos os psicólogos que atuam com a temática em politicas publicas. Ao finalizar a reunião foi aprovada a formação de um grupo de trabalho (GT) onde o CRP14, por meio da conselheira Sueli, terá a atribuição de atualizar os marcoslógicos e legais das publicações já publicadas pelo CREPOP em conjunto outros conselheiros de outros estados.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA – CFP

CENTRO DE REFERÊNCIA TÉCNICA EM PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS

CREPOP

 

CALENDÁRIO – PESQUISA SOBRE TEMA "Direitos Sexuais e Reprodutivos"

 

Período

Meses

semanas

Dias corridos

Preparação do material divulgação

Janeiro/2015

1

4

30

Seminário Perspectivas dos Direitos Sexuais e Reprodutivos no Brasil a partir das Políticas Públicas.

13 de março

 

 

 

 

Reunião Conselho Consultivo do Crepop

14 de março

 

 

 

Levantamento dos marcos nacionais (CFP)

30 de março

1

4

30

Levantamento dos marcos locais

30 de março a 30 de abril

1

4

30

Reunião Telefônica para finalizar a Pesquisa online

30 de abril

 

Preparação questionário on-line e páginas da pesquisa(CFP)

Até

15 de junho

 

Submissão da pesquisa a comitê de ética

 

 

 

 

Mapeamento dos psicólogos no campo

02 de maio a 30 de junho

2

8

 

Sistematização pelo CFP do levantamento marcos locais realizados pelos CR’S

01 de julho a 30 de julho

1

4

30

Envio da sistematização do mapeamento para os CR’S

01 de agosto

 

1

 

Reunião Nacional do Conselho Consultivo Crepop

Pauta: recorte do tema e minuta de nota técnica e apresentação dos instrumentais pelo CFP; planejamento de ações para 2016.

13, 14 e 15 de agosto

Realização da Pesquisa De Campo (RE/GF)

16 de agosto a30 de novembro

5

17

140

Suporte para orientação do relatório da pesquisa regional (GPM&E)

15 de dezembo

Envio relatório RE/GF

Até 30 de janeiro