Você está visualizando atualmente Conselho de Psicologia realiza Sociodrama público na Praça Ary Coelho, dia 22

Conselho de Psicologia realiza Sociodrama público na Praça Ary Coelho, dia 22

INSCRIÇÕES:: https://www.crpms.org.br/evento/atividade-sociodrama-soluaaes-para-tempos-de-crise/92

 

Dia 27 de agosto é comemorado em todo o País o Dia do(a) Psicólogo(a). Em Mato Grosso do Sul, o Conselho Regional de Psicologia 14ª Região, uniu-se a várias instituições e universidades e montou uma grande programação de atividades.

Uma delas é o Sociodrama que será realizado neste sábado, 22 de agosto, a partir das 9 horas, na Praça Ary Coelho, no Centro de Campo Grande. Trata-se de uma atividade aberta ao público em geral e gratuita.

O objetivo é mostrar à sociedade as várias faces da Psicologia, além da clínica. O Sociodrama é uma metodologia de investigação e intervenção nas relações interpessoais, nos grupos, entre grupos ou mesmo no relacionamento de uma pessoa consigo mesma, criada por Jacob Levy Moreno (1889-1974).

A atividade vai abordar o tema “Soluções em tempos de crise” e será conduzida pelo psicólogo e psicodramatista, Rômulo Said Monteiro. O encotnro terá ainda intervenção com danças circulares conduzido pela terapeuta Miriam Mardine Gimenes.

Um dos objetivos do Sociodrama é desenvolver o desempenho e o treinamento de papéis, estimulando a espontaneidade e a criatividade, mobilizando os grupos e o sujeito para vivenciarem a realidade a partir do reconhecimento do outro com suas diferentes experiências. As experiências e os conflitos dos componentes do grupo  propiciam uma ação afetiva, efetiva e ativa, acarretando a busca de soluções práticas e reais para as questões abordadas, a criação de novas alternativas e respostas será o resultado da participação de todos os componentes do grupo.

No Processo e a na Ação Sociodramática utilizam-se de Intervenções Psicossociais: Desempenho de Papéis, Treinamento de Papéis, Jogos Empresariais, Jogos Dramáticos, Teatro Espontâneo/Criação e Sociodrama, instrumentalizando a aprendizagem e a estrutura criativa de toda a organização.

Como o Sociodrama possui uma fundamentação ativa, saímos do âmbito da palestra para trabalharmos com os próprios sujeitos em ação, o que torna o trabalho mais abrangente e efetivo em seus resultados. Além das ações já especificadas, poderão ser postos em prática debates e transmissão de informações sobre temas sugeridos pelo grupo.