Você está visualizando atualmente Conselho organiza criação de Fórum de Ética com professores de Psicologia

Conselho organiza criação de Fórum de Ética com professores de Psicologia

Em novembro, o Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul (CRP14/MS) iniciou uma articulação para criar o Fórum Estadual de Professores de Ética em Psicologia. A iniciativa tem como objetivo criar um ambiente permanente de diálogo e formação entre os professores.

A expectativa é de que fórum atue como uma instância preventiva frente aos crescentes casos de infração ética no exercício da profissão, fomentando também discussões sobres os desafios emergentes da Psicologia em relação a precarização do trabalho e das práticas não-regulamentadas.

Na avaliação da conselheira presidente Marilene Kovalski o projeto trará muitos benefícios a categoria, pois será mais um instrumento de orientação. “Ao mesmo tempo que o projeto vai orientar os professores, ele também orientará os acadêmicos, fortalecendo o exercício ético na base. Além disso, um trabalho em grupo assim tende a ser mais enriquecedor por conta das trocas, por isso apostamos no coletivo como uma forma de acrescentar novo vigor ao exercício da Psicologia”, defendeu.

O coordenador da Comissão de Fiscalização do CRP14/MS, Dionatans Godoy Quinhones explicou que o fórum vai ajudar a avaliar diversas questões como as práticas alternativas, novas terapias, posturas holísticas e muito mais. “Com o apoio das instituições nosso alcance aumenta muito. Temos que estabelecer novos critérios para avaliar as novas práticas, de modo a manter a Psicologia, enquanto prática, atualizada e alinhada com os avanços da ciência e dos demais saberes. No entanto, esse processo precisa respeitar os princípios básicos da nossa profissão: o cuidado e a preservação da dignidade humana”.

A primeira atividade do Fórum já está marcada para do dia 06 de março de 2020, na Unigran Capital. Será realizada uma mesa de debates para acolher os principais desafios da profissão.  

O fórum é integrado pelos professores Débora Teixeira (UNIGRAN Capital), Cintia Carvalho (UFMS Paranaíba), Juliana Cintra M. Ferreira (Anhanguera-UNIDERP), Raquel Icassati (Anhanguera Campo Grande),Rosalice Lopes (UFGD), Pricila Pesqueira de Souza e Eduardo Cavalheiro Pelliccioli.

Também estiveram presentes na reunião, os membros da COF: psicóloga Jucimara Zacarias M. Silveira, psicóloga Clea Maria Alonso da Costa, além da assessora jurídica do CRP14/MS, Emanuelle Rossi Martiminiano, a agente de orientação e fiscalização, Nathália Amorim F. de Souza, e o conselheiro vice-Presidente Walkes Vargas