Você está visualizando atualmente Conselho participa do II Encontro Nacional dos Conselhos de Trânsito

Conselho participa do II Encontro Nacional dos Conselhos de Trânsito

O Focotran (Fórum dos Conselhos Estaduais de Trânsito) promoveu nos dias 16 e 17 de março, em São Paulo, o II Encontro Nacional dos Conselhos de Trânsito. Junto com o evento, é realizado também o Encontro Nacional das Escolas de Trânsito.Estiveram presentes representantes de 18 estados brasileiros.

O Conselho Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul – CETRAN/MS esteve presente no evento por meio dos Conselheiros Regina Duarte (Presidente do CETRAN/MS), Renan da Cunha Soares Júnior(CRP14/MS), Roberson Roncatti (AGETRAN/CG), Flávio Milanez (Três Lagoas) e Cristiane Benevides(AGESUL).

Nestes dois dias, também, a Associação Nacional dos Detrans (AND) realizou o Encontro Nacional dos Departamentos Estaduais de Trânsito, que reuniu dirigentes e técnicos na discussão de alterações na legislação de trânsito, medidas conjuntas na área de educação e melhorias em sistemas de informação e prestação de serviços.

Um dos temas que discutidos foi a exigência do exame toxicológico de direção para motoristas com habilitação nas categorias C, D e E, sendo apresentadas justificativas massivas em contrário ao posicionamento do DENATRAN em manter a iniciativa. As justificativas se deram no sentido de que na legislação brasileira se entende a necessidade de fiscalizar no ato do dirigir a alteração psicomotora por uso de substâncias e não descolado desse contexto, como propõe o exame de larga janela legislado pelo CONTRAN. O uso dos simuladores de direção e as atividades educativas programadas para o Maio Amarelo também foram abordados.