Você está visualizando atualmente CRP 14/MS e Sejusp discutem melhorias para servidores e serviços

CRP 14/MS e Sejusp discutem melhorias para servidores e serviços

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Sílvio Maluf, reuniu na manhã desta terça-feira (13) no gabinete da Secretaria do Parque dos Poderes em Campo Grande, a diretoria do Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul (CRP 14/MS), a presidente Irma Macário, a vice-presidente, Norma Cosmo, o Tesoureiro Fernando Faleiros e a secretária Simone Grisólia.

Participaram também da reunião representantes da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Coordenadoria Geral de Perícias e do Instituto de Medicina e Odontologia Legal.

Na pauta de discussões estiveram ações preventivas de saúde mental e psicológica dos servidores da Segurança Pública de Mato Grosso do Sul. Sílvio Maluf destacou que segurança pública é um sistema muito amplo e que há uma carência dos profissionais de psicologia atuando na área, dentro das instituições. “Os servidores é o nosso maior patrimônio e desde o início estamos trabalhando neste sentido e a ideia agora é buscar parcerias, para que os nossos policias sejam mais bem assistidos”, explicou o secretário de Segurança.

O delegado-geral adjunto da Polícia Civil, André Matsushita Gonçalves explicou que a instituição possui uma Coordenadoria de Atendimento Psicossocial (CEAPOC), que funciona na rua Antônio Maria Coelho, em Campo Grande e que conta com cinco servidores. “O nosso gargalo é quanto a elaboração de pareceres para subsidiar os procedimentos policiais, atualmente os profissionais são nomeados peritos “ad hoc” para atender demandas específicas”, afirma.

A vice-presidente do Conselho Regional de Psicologia, Norma Cosmo sugeriu ao secretário Sílvio Maluf que nos próximos concursos públicos sejam abertas vagas específicas para estes profissionais, com os objetivos específicos de prestar assistência psicológica aos integrantes das forças de segurança e elaboração de pareceres, à partir de perícias psicológicas realizadas para este fim. “Assim cada uma das instituições teria uma atenção especial”, frisou a psicóloga.

“Esta aproximação é muito positiva, não apenas para as instituições aqui representadas, mas especialmente para cada servidor público que atua nessas corporações e que trabalham diretamente com a sociedade. Cuidar da saúde mental deles e da qualidade dos serviços prestados é de interesse da Psicologia e é também um cuidado com a sociedade. Por isso, trouxemos questões éticas sobre a atuação profissional também, a fim de garantir sempre uma atuação responsável dos profissionais de Psicologia que trabalham nesses setores”, destacou a presidente do CRP 14/MS, Irma Macário.

Outro ponto defendido na reunião pelo coordenador-geral de perícias, José Bento Correa e pelo diretor do Instituto de Medicina e Odontologia Legal, Marco Antônio Araújo de Melo, é a implantação de um núcleo de psicologia dentro de cada um dos institutos da Coordenadoria Geral de Perícias. “São locais onde as pessoas chegam bastante abaladas, portanto, seria importante que existisse um núcleo psicossocial em cada um dos institutos, não apenas para atender as vítimas, mas também os servidores”, disse o médico legista Marco Antônio.

Na reunião que contou ainda com a presença do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Esli Ricardo de Lima e do capelão Edilson Reis, foi montada uma comissão para discutir o assunto e estudar formas para atender a demanda, inicialmente de forma emergencial por meio de parcerias. O CRP 14/MS participa desta Comissão representado pelo Conselheiro Fernando Faleiros.

 “Nós recebemos aqui as reivindicações da presidente do Conselho Regional de Psicologia, Irma Macario e das instituições, agora com essa comissão nós vamos buscar as soluções”, finalizou o secretário Sílvio Maluf.