Você está visualizando atualmente CRP 14/MS finaliza Março com Vários Eventos Preparatórios Concluídos

CRP 14/MS finaliza Março com Vários Eventos Preparatórios Concluídos

Durante o mês de março, o Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul (CRP14/MS), organizou os Eventos Preparatórios para o 9º Congresso Nacional de Psicologia (9º CNP). Nestes Eventos, psicólogas/os da capital puderam a partir de temas específicos que compõem os três eixos do CNP, construir propostas, regionais e nacionais, que serão encaminhadas ao Pré-Congresso de Campo Grande, onde serão apreciadas e votadas para compor o Congresso Regional de Psicologia (COREP) e o CNP. Estas propostas serão diretrizes para a atuação do CRP14/MS e do Conselho Federal de Psicologia para os próximos três anos. 

As últimas comissões que realizaram reuniões ampliadas foram: a Comissão de Comunicação e Cultura (CCOM), Comissão de Psicologia Social e Comunitária (CPSC)  e a Comissão de Psicologia Organizacional e do Trabalho (CPOT). Cada encontro identificou demandas e propôs encaminhamentos.

De acordo com o levantamento da CPSC, destacaram-se as seguintes questões: 1) a necessidade de reformulação da NOB-RH/SUAS com objetivo de alterar a inserção da/o psicóloga/o; 2) aumento de qualificação na área da Assistência para psicólogas/os; 3) elaboração de uma Norma regulamentadora com a caracterização das ações da/o psicóloga/o na Assistência; 4) fomentar junto ao Conselho ações afirmativas que esclareçam a representação da Psicologia para as pessoas que compõem a sociedade; e 5) realizar ações de formação continuada às/aos profissionais que trabalham na Assistência.

Já a CPOT ressaltou a dificuldade das/os profissionais da Psicologia em seguirem no caminho da Organização. A reunião identificou que o problema está relacionado com um déficit entre teoria e prática presente nas universidades. Muitos professores que ministram a disciplina Psicologia Organizacional não possuem prática na área. Por isso, ocorre um distanciamento natural entre os conceitos e as práticas discutidas em sala. Isso dificulta o entendimento das/os alunas/os.

A Comissão de Comunicação destacou a reativação do Comitê Estadual do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), o desenvolvimento de novas estratégias que melhorem a comunicação institucional do Conselho e discutir com a categoria a forma que os veículos de comunicação têm utilizado para atingir a subjetividade das pessoas.

As Propostas dos eventos preparatórios serão novamente discutidas no Pré-Congresso de Campo Grande, no dia 8 de abril, às 13h, no Instituto Missionário São José.