Você está visualizando atualmente CRP marca presença em Audiência Pública sobre Depressão

CRP marca presença em Audiência Pública sobre Depressão

A Assembleia Legislativa realizou, nesta sexta-feira (26/5), a Audiência Pública “Depressão, a Doença do Século”. O evento foi realizado no Plenário da Casa e proposto pelos deputados Paulo Corrêa, Paulo Siufi, presidente da Comissão de Saúde na Casa de Leis, Pedro Kemp e George Takimoto.

O Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul (CRP14/M) esteve presente na ocasião. As conselheiras Irma Macário e Glace Freitas, acompanharam os trabalhos da tarde.

A Depressão é o tema da campanha Mundial da Saúde de 2017, da Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com a OMS a doença é a principal causa de incapacidade em todo o mundo e contribui de forma muito importante para a carga global de doenças.

Preocupado com esse cenário, o deputado estadual Pedro Kemp expressou sua apreensão com o aumento de casos de depressão. “Estamos assistindo a um crescimento dos números de pessoas depressivas, inclusive resultando em algumas tragédias. Precisamos entender o motivo desse aumento. Em relação ao mercado de trabalho, os dados são preocupantes, estaticamente falando é onde mais há casos de depressão, ou por pressão dos superiores, ou jornadas de trabalho extenuantes, ou ansiedade em demasia por resultados e metas. É necessário um trabalho de prevenção e tratamento a esses casos”, divulgou Kemp.

O deputado Paulo Corrêa destacou a importância de buscar mudanças na legislação para atender a saúde mental. “A Assembleia Legislativa cumpre o papel de discutir os assuntos ligados à nossa sociedade. A depressão é uma doença silenciosa que acontece dentro de nossas famílias. Do começo do ano até março tivemos aqui em Campo Grande 220 tentativas de suicídio. A doença precisa ser tratada com políticas públicas elaboradas em conjunto com a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau)”, declarou Corrêa.

A psicóloga Dra. Solange Giurizzatto Monteiro de Carvalho explicou os sintomas clássicos de depressão. “Os sintomas começam na postura do indivíduo, geralmente cabisbaixo. Há disfunção no apetite, ou comem muito ou quase nada, perdem muito peso ou ganham. Também há alterações no sono, a maioria tem insônia, não dormem em nenhum momento, ou acordam no meio da madrugada e voltam a dormir de manhã cedo, dormindo o dia inteiro. Geralmente o cabelo também cai. O paciente precisa procurar a ajuda de um profissional, pois pode ser depressão ou outras doenças que também provocam esses sintomas”, avaliou Solange.

Já a psicóloga Marilene Martins Cavalcanti, representante da Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau), destacou a necessidade de aumentar o número de profissionais da área de psicologia e psiquiatria. “Sou gerente de uma unidade de saúde. Na rede não temos muitos psicólogos e psiquiatras, precisamos de mais para assistência à população. Estamos fazendo um trabalho de divulgação do trabalho em saúde mental. Os profissionais de saúde estão mudando o olhar sobre o paciente, identificando muitas vezes naquele que não sai do ambulatório, que a doença é depressão, e não um mal físico”, explicou a psicóloga.

Entre os encaminhamentos da audiência pública está um Projeto de Lei de autoria dos deputados proponentes que dispõe sobre a criação do Agosto Verde, para que, neste mês haja palestras, cartilhas, explanações e todo tipo de atividade voltada a conscientização sobre a depressão e uma emenda dos deputados estaduais para que seja usada a eletroconvulsoterapia para a população de baixa renda do Estado.