Você está visualizando atualmente CRP participa de manifestação contra a internação compulsória

CRP participa de manifestação contra a internação compulsória

O Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul (CRP14/MS) participou no último sábado, dia 23/02, da manifestação contra a higienização social no centro de Campo Grande. O ato foi promovido em resposta ao abaixo-assinado lançado por Conselho de Segurança do Centro de Campo Grande, Dirigentes Lojistas de Campo Grande (CDLCG) e a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas em Mato Grosso do Sul (FCDL), que propõe a internação compulsória de moradores de ruas e dependentes químicos da região central da Capital

Em defesa dos direitos fundamentais e da dignidade das pessoas, o CRP14/MS, ao lado de diversas entidades e grupos, foi as ruas para esclarecer a iniciativa da CDLGG que é uma ação nítida de "higienização social".

“A internação compulsória gera uma violência excludente que não dá conta das questões sociais implicadas no nosso cotidiano. Ou seja, é uma atitude que não considera o genocídio e criminalização da juventude negra, redução da maioridade penal, intolerância religiosa, novos manicômios, que seguem oprimindo e aprisionando sujeitos e subjetividades, explica a presidente do CRP14/MS, Irma Macário.

No entendimento do Conselho a proposta viola direitos. A situação dos moradores deve ser tratar a partir de políticas públicas na área da saúde, educação e assistência social, com a disponibilidade de serviços para que essas pessoas tenham acesso a um cuidado integral, humanizado, das estratégias de redução de danos e no combate de estigma e preconceito.