Você está visualizando atualmente CRP14/MS assina protocolo de intenções com a UFMS para contribuir com a formação cidadã

CRP14/MS assina protocolo de intenções com a UFMS para contribuir com a formação cidadã

Durante o evento de lançamento do Projeto Fronteiras do Pensamento Democrático, o Conselho Regional de Psicologia de Mato grosso do Sul (CRP14/MS) e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) assinaram um protocolo de intenções para contribuir com uma formação cidadã e a orientação profissional. 

A parceira também pretende estimular o compromisso social das duas entidades na construção de um espaço de debate permanente. O objetivo dessa iniciativa, segundo a conselheira presidente do CRP14/MS, a psicóloga Irma Macário, é discutir a violência e o princípio de solidariedade que fundamenta a democracia.

“O Fronteiras do Pensamento Democrático (FPD) traz para discussão e reflexão de Temas que a sociedade precisa se apropriar e que impactam diretamente na vida de todos nós, brasileiros e brasileiras, e que a Psicologia com o seu compromisso social, não poderia deixar de se posicionar e se indignar com as decisões que são tomadas em nome da democracia sem a participação da sociedade”, explicou Irma

Em nome da reflexão, o projeto FPD tenta se contrapor a algumas ações que colocaram em xeque a democracia: a aprovação da PEC 55, que congela por 20 anos os investimentos em saúde, educação, segurança; as reformas do Ensino Médio, da Previdência, a narrativa de desmonte do SUS e a proposta da “Terceirização”.

Para presidente a situação atual do Brasil pede ação da população. “Estamos vivendo um momento atual que já não acreditávamos que seria possível passar, como ameaças a democracia, risco de perdas de direitos trabalhistas e previdenciários e propostas de Emendas à constituição cidadã, que colocam em risco os serviços públicos essenciais. Precisamos agir de alguma forma para frear esse contexto”, comentou.  

A vice-reitora da UFMS, professora Camila Ítavo, destacou que o protocolo de intenção assinado com o CRP14/MS é o ponto de partida para “uma parceria que renderá muitos frutos na busca de uma sociedade mais democrática”.  Ainda segundo a Vice-reitora é papel da universidade acolher a pluralidade de ideias. “O nosso compromisso social, enquanto universidade, é se relacionar com a sociedade, acolhendo suas demandas, abrindo espaço para debates e trabalhando lado a lado com ela para superar os obstáculos”, conclui a Camila

O Fronteiras do Pensamento Democrático é uma iniciativa inédita que pretende realizar um ciclo de debates mensal, em Campo Grande, para abordar a Democracia na interface da comunicação e sociedade. Em sua primeira edição, o projeto abordou o sistema prisional. Para falar desse tema foram convidados o Juiz de Direito João Marcos Buch, o Prof. Dr. Pedro Paulo Bicalho (UFRJ), o Prof. Dr. Marcos Paulo da Silva (UFMS) e a Socióloga Eli Narciso Torres.