Você está visualizando atualmente CRP14/MS divulga cronograma de atividades para o  9° CNP

CRP14/MS divulga cronograma de atividades para o 9° CNP

O Congresso Nacional de Psicologia (CNP) é um projeto coletivo da categoria, criado para ser a instância máxima de deliberação do Sistema Conselhos de Psicologia. Ele ocorre a cada três anos e reúne as/os psicólogas/os brasileiras de forma democrática para discutir os rumos da profissão. Neste ano, ocorre a 9ª edição do CNP, que acontecerá em Brasília entre 16 e 19 de junho, com tema “Psicologia, no cotidiano, por uma sociedade mais democrática e igualitária”. Os eixos temáticos do 9ª CNP são:

Eixo 1: Organização democrática do Sistema Conselhos e aperfeiçoamento das estratégias de diálogo com a categoria e sociedade;

Eixo 2: Contribuições éticas, políticas e técnicas do processo democrático e da garantia de direitos;

Eixo 3: Ampliação e qualificação do exercício profissional no Estado de garantia de direitos.

O principal objetivo do Congresso é definir as diretrizes e ações políticas que devem ser priorizadas para o próximo triênio, ou seja, para a nova gestão dos Conselhos. Mas para consolidar tais diretrizes, as/os psicólogas/os precisam mobilizar-se para participar das diversas etapas regionais desse processo, que culmina na etapa nacional, o Congresso Nacional de Psicologia (CNP).

Como participar?

O CNP possui um cronograma de atividades dividido em diversas etapas de participação. Esse processo começa com os eventos preparatórios, que acontecem em cada estado e funcionam como uma espécie de ‘levantamento prévio’ das demandas. O material debatido nessa etapa servirá como base para as/os psicólogas/os construírem as propostas regionais e nacionais.

Exemplos desses eventos preparatórios são as reuniões organizadas pelas Comissões do Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul (CRP14/MS). No mês de março foram estão agendados cinco encontros preparatórios. A participação é livre e todos os eventos serão realizados na sede do CRP14/MS.   Veja no quadro abaixo:

COMISSÕES

DATAS

Comissão de Direitos Humanos (CDH) & Comissão da Infância, Adolescência e Juventude (CIAJ)

10 de março de 2016 (quinta-feira)

Comissão de Psicologia Social e Comunitária 

16 de março de 2016(quinta-feira)

Comissão de Comunicação e Cultura (C.COM)

17 de março de 2016(quinta-feira)

Comissão de Psicologia Organizacional (CPOT)

17 de março de 2016(quinta-feira)

Comissão de Gênero e Diversidade sexual (C.GÊN)

19 de março de 2016(sexta-feira)

 

As propostas debatidas nos eventos preparatórios são votadas nos Pré-Congressos Regionais de Psicologia. O CRP14/MS organizará entre março e abril de 2016, eventos na capital e em municípios de todas as regiões do estado. Além da deliberação de propostas através de votações, os Pré-Congressos elegem as/os psicólogas/os que, no papel de Delegados, vão representar a categoria no Congresso Regional de Psicologia (COREP).

Assim como ocorre nos eventos preparatórios, as propostas aprovadas nos Pré-Congressos são levadas ao COREP, onde são apreciadas e votadas pelas/os delegadas/os eleitas/os na etapa anterior. Ainda no COREP, é eleita a delegação de psicólogas/os que representará o Mato Grosso do Sul no CNP.

Uma vez no CNP, todas as propostas aprovadas nos COREPs são votadas novamente pelas delegações estaduais. As propostas aprovadas são compiladas em um Caderno de Deliberações, que servirá de diretriz política para a atuação dos Conselhos de Psicologia no triênio 2016-2019.

Confira abaixo o cronograma de atividades do 9º CNP e mobilize-se para participar do Pré-Congresso mais próximo de sua cidade.

Programação de Pré-Congressos no Mato Grosso do Sul

Cidade

Data

Horário e Local

Corumbá

09 de março (Quarta-feira)

 

 

09h – UFMS – Bloco H – Sala 108 UFMS/CPAN

 

Dourados

11 de março (Sexta-feira)

08h – Bloco 02 da Unigran (salas 15, 16, 17 e 18)

Três Lagoas

12 de março (Sábado)

09h – Auditório da AEMS

Paranaíba

 

11 de março (Sexta-feira)

14h – UFMS – Sala 16 UFMS/CPAR

 

Coxim

17 de março (Quinta-feira)

09h – Auditório da AEMS

Campo Grande

 8 de abril (Sexta-feira)

 Instituto Missionário São José