Você está visualizando atualmente CRP14/MS Divulga: Evento aberto discute “Tempos de Angústia: como (re)pensar o diagnóstico na contemporaneidade”, com Tiago Ravanello e Adriana Sordi

CRP14/MS Divulga: Evento aberto discute “Tempos de Angústia: como (re)pensar o diagnóstico na contemporaneidade”, com Tiago Ravanello e Adriana Sordi

 

Aula magna da pós-graduação em Psicopatologia e Psicanálise na Clínica Contemporânea será dia 16 de setembro com participação gratuita e transmissão online

A angústia é a matriz de todos os afetos já dizia Freud. Lacan, por sua vez, alerta como sendo o único afeto que não engana. Entre aproximações e distanciamentos conceituais, a angustia ainda mobiliza o setting psicoterapêutico e demanda habilidades, competências e sensibilidade do terapeuta para oferecer leituras e intervenções que alcancem o sofrimento do paciente e promova condições para tratamento e cura. A contemporaneidade deflagra novos desafios sobre o diagnóstico clínico e suscita a necessidade de se pensar novamente a questão da angústia.
Este é o tema que sustenta a aula magna da pós-graduação em Psicopatologia e Psicanálise na Clínica Contemporânea, do Centro Universitário Unigran Capital. Os convidados para ancorar a discussão são os professores-doutores e psicanalistas, Tiago Ravanello (UFMS) e Adriana Sordi (Unigran Capital).
O evento será realizado no dia 16 de setembro (quinta-feira), a partir das 19 horas no auditório* da Unigran Capital com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da Unigran Capital pelo link: youtube.com/UnigranCapitalOficial .

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site http://www.even3.com.br/aulapsicopatologia, com emissão de certificado de participação.

SOBRE A PÓS-GRADUAÇÃO
A saúde mental é o grande campo da especialização (Lato Sensu) em Psicopatologia e Psicanálise na Clínica Contemporânea que atualiza os desafios e as oportunidades para o (a) profissional de Psicologia e áreas correlatas diante de projeções alarmantes do aumento quantitativo e qualitativo de diagnósticos de transtornos mentais, os impactos ainda não calculados da pandemia do COVID-19 e a crescente demanda por atendimento psicológico ajustado às diferentes necessidades e contextos, incluindo o atendimento online.
O curso fundamente-se na teoria da Psicanálise e no método psicanalítico para o estudo dos fenômenos psicopatológicos, preparando os profissionais para o atendimento, o diagnóstico e a intervenção a fim de atuar na diminuição do sofrimento psíquico do sujeito e promover saúde mental e bem-estar subjetivo. As disciplinas e os conteúdos estão estruturados em três eixos: I) Psicanálise, Personalidade e Desenvolvimento Humano; II) Psiquiatria, Psicofarmacologia e Transtornos Mentais; III) Estudos de Casos na Clínica Contemporânea.
As inscrições estão abertas e mais informações podem ser obtidas pelos contatos: Whatsapp (67) 9.9100-7272 – bit.ly/PSICOPATOLOGIA

SOBRE OS MINISTRANTES
Tiago Ravanello – Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (2004), mestrado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), doutorado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009), tendo parte de seu doutorado sido realizada como bolsista do Centre de Sciences du Langage da Université de Paris – X – Nanterre pelo programa CAPES/PDEE, e Pós-Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, sob a supervisão do professor Livre-Docente Christian Ingo Lenz Dunker. Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Faculdade de Ciências Humanas, atuando no curso de Graduação em Psicologia – Bacharelado – e no Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado.

Adriana Rita Sordi – Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário da Grande Dourados – UNIGRAN (2003), Especialização em Psicopedagogia pelo Centro Universitário da Grande Dourados – UNIGRAN (2003), Mestrado em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco – UCDB (2006) e Doutorado em Psicologia também pela UCDB (2018). Foi bolsista Capes, na modalidade bolsa sanduíche, edital 019/2016, convenio firmado entre a Universidade Católica Bom Bosco – UCDB, Campo Grande- MS/BR e Universidade Autônoma do México – UNAM, Cidade do México – DF/MX. Foi docente do Centro Universitário da Grande Dourados – UNIGRAN de 2004 à 2011. É docente do Centro Universitário da UNIGRAN Capital desde 2012, coordenadora do curso de Psicologia. Participou do GT de Técnicas Projetivas da ANPEPP. Foi membro da comissão de Orientação e Fiscalização – COF do Conselho Regional de Psicologia, ano de 2018/2019. Atua também na clínica particular.

SERVIÇO
·         Data: 16 de setembro de 2021 (quinta-feira)
·         Horário: 19h00
·         Local: Unigran Capital – Rua Abrão Julio Rahe, 325 – Centro
Evento será transmitido online pelo youtube: youtube.com/UnigranCapitalOficial.

*O auditório da Unigran tem capacidade para 200 pessoas, porém, de acordo com as diretrizes do Prosseguir poderá acomodar somente 50%, ou seja, lotação de 100 pessoas de acordo com ordem de chegada. A Unigran Capital garantirá o distanciamento indicado e oferecerá álcool em gel. O uso de máscara é obrigatório.

Informações
Renato Lima (67) 99245-7574 – renato.lima@unigran.br