Você está visualizando atualmente CRP14/MS lança em Dourados o livro “Suicídio e os Desafios para a Psicologia”

CRP14/MS lança em Dourados o livro “Suicídio e os Desafios para a Psicologia”

O Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul (CRP14/MS), por meio dos Grupos de Trabalho de Interiorização e Indígena, convidam para o lançamento do livro “Suicídio e os Desafios para a Psicologia”, publicado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) em 2013, que será realizado no dia 28 de agosto de 2014, às 18 horas, no auditório da OAB/MS, em Dourados – Rua Onofre Pereira Matos, 1712. Entrada Franca, mediante inscrição prévia.

A publicação é fruto de dois debates online realizados pelo Sistema Conselhos: “Suicídio: uma questão de saúde pública e um desafio para a Psicologia clínica.” e “Suicídio: o luto dos sobreviventes”.

 

O objetivo é que o livro seja uma referência para as (os) psicólogas (os) na sua atuação profissional e na formação de políticas públicas que busquem prevenir e prestar assistência às questões que envolvem a temática do suicídio a partir de análises sociais e psicológicas aprofundadas.

 

            Ao trazer a discussão da temática para Mato Grosso do Sul, o CRP14/MS pretende envolver toda a categoria e a sociedade em geral em uma questão regional: o sofrimento vivido pela população indígena decorrente do suicídio de seus jovens filhos.

 

De acordo com o relatório sobre a violência contra os povos indígenas brasileiros que o Conselho Indigenista Missionário (CIMI) divulgou no dia 17 de julho de 2014, pelo menos 53 índios morreram durante o ano de 2013 em consequência de conflitos, diretos ou indiretos, pela disputa por terras.

 

Dos casos registrados em todo o país, 33 ocorrências (66%) foram registradas em Mato Grosso do Sul. Não é a primeira vez que o estado lidera a lista do relatório da organização indigenista, vinculada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

 

 

Evento: Lançamento do Livro: “Suicídio e os Desafios para a Psicologia”

Data: 28 de agosto de 2014

Horário: 18 horas

Local: Dourados-MS (auditório da OAB – Rua Onofre Pereira de Matos, 1712)

Entrada Franca

Programação: a confirmar