Você está visualizando atualmente CRP14/MS participa de cerimônia de 1 ano da Casa da Mulher

CRP14/MS participa de cerimônia de 1 ano da Casa da Mulher

Na última quarta-feira (3) foi realizada a solenidade de comemoração de 1 ano da Casa da Mulher. A cerimônia marcou a data de instalação de uma base da Polícia Militar, a entrega do benefício “Liberta Mulheres” e a certeza de que, hoje, as vítimas podem se sentir mais seguras para procurar ajuda antes de serem agredidas.

A conselheira do CRP14/MS, Zaira Andrade Lopes, esteve presente na ocasião e ressaltou a importância do complexo e os seus efeitos nas políticas públicas para mulheres: “a casa da mulher brasileira representa a objetivação da politica de enfrentamento a violência contra a mulher e, principalmente, materializa o debate sobre a violência de gênero”.

Em números, neste primeiro ano de funcionamento, foram mais de 11 mil mulheres atendidas, 63.833 mil atendimentos e encaminhamentos, 2.444 medidas protetivas concedidas, 922 homens presos, 1.595 boletins de ocorrência realizados e 431 mulheres que utilizaram o alojamento de passagem, espaço de resguardo, onde elas ficam hospedadas até a saída da medida protetiva. 

Diante do balanço divulgado na cerimônia, Zaira ainda ressalta que “A casa vem atuando no sentido de permitir a visualização da violência física, psicológica, entre outras tantas que acometem os lares e famílias de nosso Estado, pois a violência de gênero afeta todas as pessoas de nossa sociedade. O projeto, aqui lançado, liberta mulheres e permite o empoderamento das mulheres sobre as suas vidas e potencialidades”.

Ainda segundo a conselheira na Casa da Mulher a área de psicologia tem um lugar de destaque em todo processo de acolhimento e atendimento psicossocial das mulheres.

A secretária de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, Aparecida Gonçalves, esteve presente na cerimônia, além da coordenadora da Casa, Eloísa Berro, a vereadora Luiza Ribeiro, entre outras autoridades.

A Casa da Mulher, centro que atende todos os serviços especializados no auxílio às mulheres vítima de violência, fica na Rua Brasília, no Jardim Imá, em Campo Grande.

 

João Costa Jr.

Assessoria de Imprensa

Contato e agendamento de entrevistas: imprensa@crpms.org.br

(67) 8134-9258