Você está visualizando atualmente CRP14/MS promove atividade para discutir a medicalização da vida

CRP14/MS promove atividade para discutir a medicalização da vida

O Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul realiza, no dia 11 de junho, às 9h, no auditório do Centro de Convenções Gunter Hans do Hospital São Julião, a palestra Medicalização dos Afetos: quando o remédio toma o lugar da palavra. O evento é uma atividade preparatória para o II Congresso de Clínica e Saúde do CRP14/MS.  As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui

Quem ministrará a palestra é o professor da UFMS e psicólogo Tiago Ravanello. O propósito da discussão é alertar a sociedade sobre o uso de medicamentos como única fora de atuação da medicina, fenômeno que se transformou em um problema social de medicação da vida como única resposta para o lidar com as doenças e sofrimentos.

“Mas o que tem acontecido com essas pessoas? Ao contrário de oferecerem uma maneira delas se compreenderem, temos dado um produto (medicamento) para que acabe qualquer sensação de sofrimento, então a gente não tem vivido os processos de perda, explica Tiago.

Congresso

Nos dias 9 e 10 de agosto, em Campo Grande, o CRP14/MS promove a segunda edição do Congresso “Psicologia Clínica e Saúde", que neste ano terá como tema central – O Sofrimento e suas Versões. O evento é gratuito, mediante inscrição no site, e tem como objetivo principal promover um espaço de integração e discussões entre os profissionais, pesquisadores, professores, acadêmicos e a sociedade em geral, tendo o campo da Clínica como grande enfoque.

As/os profissionais poderão encaminhar propostas de trabalhos para as categorias de Minicursos, Mesas Redondas, Relatos de Experiências/Comunicações Orais, e as/os acadêmicos apenas poderão inscrever trabalhos na categoria Relatos de Experiências/Comunicações Orais. As/os interessados terão até do dia 10 de junho para enviar o material no e-mail politica@crpms.org.br.

A idealização do evento é uma iniciativa da Comissão de Saúde, Núcleo de Clínica, do CRP14/MS, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A atividade também será realizada em comemoração ao dia do Psicólogo.