Você está visualizando atualmente CRP14/MS realiza entrega da carteira profissional

CRP14/MS realiza entrega da carteira profissional

A diretoria do Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul (CRP14/MS) realizou na última sexta-feira, dia 11 de fevereiro, a entrega da Carteira de Identidade Profissional para os recém-formados de 2015.  A solenidade contou com a presença da presidente Irma Macário; da conselheira vice-presidente Norma Cosmo; da conselheira secretária Simone Grisólia, e do conselho tesoureiro Fernando Faleiros. O evento aconteceu no auditório do Instituto Missionário São José.

Na oportunidade, as/os novas/os profissionais tiveram a oportunidade de conhecer vários aspectos da profissão, incluindo o Código de Ética Profissional e as principais resoluções que disciplinam o exercício profissional.  

Em sua fala inicial, a conselheira presidente Irma Macário deu às boas-vindas aos novos profissionais, e os convidou para participarem das atividades preparatórias do Congress Nacional de Psicologia (CNP), principal instância deliberativa do Sistema Conselhos, que irá definir as diretrizes de trabalho para o próximo triênio. “A partir de agora, vocês se tornam de fato profissionais psicólogas/os. E estamos em um período de intensa mobilização em vista do 9° CNP. Por isso convidamos a todos para participarem da programação que estamos organizando para debater nossa profissão”.

A conselheira-presidente ainda explicou que a participação nesse período de CNP ocorre em várias etapas para garantir a mobilização democrática.  A primeira delas são os eventos preparatórios. As propostas debatidas nos eventos preparatórios são levadas aos Pré-Congressos Regionais de Psicologia, que debatem as questões e elegem os delegados que vão participar do Congresso Regional da Psicologia (COREP), realizado em Campo Grande/MS, no final de abril.   

Logo após, o conselheiro tesoureiro, Fernando Faleiros proferiu uma palestra apresentando a profissão. Ele explicou um pouco da história da psicologia enquanto atividade profissional; abordou o Código de Ética e falou da importância da atuação ao se registrarem em uma entidade de classe, exemplificando casos do dia-a-dia de psicólogas/os no exercício do trabalho, tanto no serviço público ou privado, enfatizando o Exercício Profissional com ética.

“A palestra foi muito boa. Ela mostrou de forma clara a nossa responsabilidade como profissional e como é tão série essa atuação. Como exige de nós o comprometimento com o código de ética, comprometimento com o atendimento psicológico. Isso traz uma responsabilidade muito grande para exercer a profissão de maneira correta. É um alerta e uma orientação para nos ajudar nessa nova etapa que começa”, frisou o novo psicólogo Alex Cavalcante, que recebeu sua carteira profissional na ocasião,

A conselheira vice-presidente, Norma Cosmo, e a conselheira secretária, Simone Grisólia também deram às boas-vindas aos novos profissionais. Elas reforçaram o convite para participar do CNP e ressaltaram também a importância da participação dos novos profissionais nas comissões temáticas do CRP14/MS e nos eventos da categoria.

A cerimônia de entrega da carteirinha também aconteceu em Dourados/MS. A solenidade foi marcada pela presença da Fiscal do CRP14/MS e pela professora e psicóloga, Sandra Amorim.