Você está visualizando atualmente Dourados reúne 250 em evento sobre gênero, pelos 53 anos

Dourados reúne 250 em evento sobre gênero, pelos 53 anos

Mais de 250 pessoas entre psicólogas e psicólogos, acadêmicos de psicologia e profissionais da assistência social e pedagogia lotaram o auditório da Unigran em Dourados durante a conferência: “A invisibilidade das pessoas Trans”.

O palestrante convidado foi o Psicólogo, Consultor em Gênero e Sexualidade, Escritor e ativista, João W. Nery. O evento realizado pela Unigran/Dourados contou com a parceria do CRP 14/MS e entrou na agenda de comemoração dos 53 anos de regulamentação da Psicologia, comemorado no dia 27 de agosto.

 

Para a Conselheira do CRP 14/MS e organizadora do evento, a psicóloga e professora Rosemeire Martins, o evento foi um sucesso de público e crírica.

“Além de reunirmos muitas pessoas, todos saíram elogiando o conteúdo abordado. Esta foi a terceira atividade comemorativa ao Dia do(a) Psicólogo(a) que realizamos em Dourados, fizemos uma entrega de Certeira Profissional, também promovemos uma discussão sobre racismo e, agora discutimos a questão de gênero e transexualidade. Assim, efetivamos nosso papel de inserir a psicologia em todos os temas e espaços sociais”, destacou a Conselheira.

Representando a Comissão de Gênero e Diversidade Sexual do CRP 14/MS o psicólogo e mestrando, Robson Dias, destacou a descentralização da discussão desse tema, ampliando o debate para outras cidades e públicos.

 “Um evento deste porte acontecendo em Dourados evidência a urgência da discussão das temáticas relacionadas às identidades trans e as questões de gênero tanto para a Psicologia quanto para toda a sociedade, em todo nosso Estado. A fala de João W. Neri apontou para esta necessidade ao mesmo tempo em que, com sua história, deu uma verdadeira aula de resiliência, ciência, militância pela causa das identidades abjetas e sua despatologização. A clara impressão em todos os presentes foi da necessidade de continuar – mos aprendendo e dialogando em torno destas temáticas no campo das Psicologias”, finalizou Robson Dias.