Você está visualizando atualmente Em audiência pública, CRP debate sobre obesidade na sociedade

Em audiência pública, CRP debate sobre obesidade na sociedade

O CRP14 (Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul) participou nesta quarta-feira (06) de uma Audiência Pública realizada pela Câmara de Vereadores de Campo Grande, sobre a ‘pandemia de obesidade’ que atinge a população e suas consequências para a saúde física e emocional.

O vice-presidente do CRP14-MS, Walkes Jacques Vargas representou a categoria durante a audiência e destacou que a obesidade tem causas sistêmicas, ou seja, fazem parte da sociedade onde estamos inseridos. “O CRP tem muito interesse nessa pauta, pois necessitamos entender e aprender a lidar com essa sociedade”, explica.

Dados apresentados durante a audiência mostram que no ano 2000, 43% da população brasileira apresentava excesso de peso. Hoje, esse índice ultrapassa os 60%. O número de obesos também cresceu: passou de 12,2% para 26,8%.

De acordo com o Ministério da Saúde divulgados em 2019, 58% da população campo-grandense está com excesso de peso, ou seja, com o índice de massa corporal acima do valor considerado ‘normal’ pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

O vice-presidente do CRP14 comentou que apesar de parecer antagônicas, a obesidade e a fome caminham juntas diante das desigualdades que vivemos. “A sociedade nos faz viver sempre produzindo, mas nem sempre essa produção nos ajuda a sermos ativos fisicamente. São muitos fatores que contribuem para que nos tornemos pessoas sedentárias. Essas frustrações nos tornam mais ansiosos e depressivos”, afirma.

O vereador Dr. Sandro, a pandemia de covid-19 foi potencializada pelo sedentarismo, já que a obesidade e o excesso de peso são fatores de risco para o vírus. “Se hoje o SUS não anda tão bem com as próprias pernas, queria imaginar daqui 40 anos. Pensando nos nossos filhos, é um assunto que temos que colocar em pauta e enfrentar uma série de problemas agora. Novos problemas exigem novos desafios e a gente precisa falar sobre o assunto”, disse.

A sociedade necessita de acesso aos profissionais da saúde de diversas áreas, como por exemplo, educador físico, nutricionista e psicólogo, para poder eliminar a obesidade mantendo a saúde mental”, afirmou Walkes Jacques.