Você está visualizando atualmente ENCONTRO ABRAPSO EM DOURADOS COMEÇA DIA 13

ENCONTRO ABRAPSO EM DOURADOS COMEÇA DIA 13

VI Semana Acadêmica de Psicologia – Psicologia no século XXI: Repensando nossas práticas e,

 I Encontro de Psicologia Social: Fronteiras da Exclusão (Núcleo da ABRAPSO) são dois espaços para o debate e reflexão a cerca de nossa profissão, 

Saiba mais pelo site: http://sapsicologia.webnode.com  

DATA: 13 a 17 de outubro de 2014

LOCAL: UFGD, Dourados-MS

 

I ENCONTRO PSICOLOGIA SOCIAL: FRONTEIRAS DA EXCLUSÃO

 

O primeiro Encontro de Psicologia Social : Fronteiras da Exclusão organizado pela Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)  Núcleo Dourados, busca contribuir com as aproximações   inter e transdisciplinares entre a Psicologia Social e outros campos de conhecimento, particularmente das ciências humanas, das políticas públicas e dos movimentos sociais. Pensamos assim poder se articular com os interessados em construir umarede de saberes sobre as exclusões emergentes da Região da Grande Dourados como as das desigualdades de gênero, das provocações a partir da loucura, das discriminações étnico-raciais e das experiências de vida e luta pela terra no meio rural. 

 

Em uma metodologia horizontal e participativa propomos colocar em Rodas de Conversas acadêmicos, discentes e docentes, profissionais, gestores de políticas públicas e atores dos movimentos sociais com suas concepções, teorias e vivências sobre as exclusões que configuraram   esse cenário de violação de direitos humanos a ser desnaturalizado. Para promover esse intercâmbio contamos com a presença de pessoas de diversos campos sociais em cada roda de conversa, e também de uma palestrante da ABRAPSO para discutir o estado das artes dos estudos da Psicologia Social. Outros representantes da  Regional Centro-Oeste da ABRAPSO  também estão convidados.

 

A ABRAPSO é uma associação científica que emerge na década de 80 como resposta a  'Crise da Psicologia Social'  em seus aspectos teóricos metodológicos e epistemológicos e por de seu distanciamento das realidades Latino Americanas.  Esse encontro demonstrará o compromisso do Núcleo Dourados da ABRAPSO com a construção coletiva de conhecimento 'pertinente' para a Região da Grande Dourados, que encontra-se na fronteira com o Paraguai,  se constituindo um território de riquezas, mas  também de inúmeras exclusões que precisam ser refletidas e enfrentadas  por nossas comunidades !

 

Dia:  14 de outubro

Local :  Auditório Unidade II da UFGD.

Horário:  8 horas às 11h30 ( matutino) 13h30 às 17 horas ( vespertino)

Inscrição : Gratuita –  Realizada no dia do evento

 

COMISSÃO ORGANIZADORA :

Jacy Corrêa Curado. Conrado Neves Sathler. Cátia Paranhos Martins. Karem G. Rojas. Fernanda Martinez. Luan Schwinn.

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

Abertura – (8h30 –  9h30)

 

Representante da ABRAPSO REGIONAL

Representante NUCLEO ABRAPSO DOURADOS

Coordenadoras dos  Cursos de Psicologia UFGD/UNIGRAN/ANHANGUERA

Diretor Faculdade de Ciências Humanas

Representante CRP/14

Representante do CAPSI

 

Palestra e debate  – (9h30 -11h30)

 

  “PSICOLOGIA SOCIAL E AS FRONTEIRAS DA EXCLUSÃO”

Dra. Mariana Prioli Cordeiro é pósdoutora no Instituto de Psicologia da USP. Mestre e doutora em Psicologia Social pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social da PUC-SP e integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Práticas Discursivas e Produção de Sentidos do Programa de Estudos Pós- Graduados em Psicologia Social da mesma instituição. Possui vários livros e artigos publicados na área de Psicologia Social, Construcionismo Social e Teoria Ator-Rede.

 

Almoço.

 

RODAS DE CONVERSAS – (13h30 as 15h)

Salas do Bloco B – segundo andar.

 

1. RODA DE CONVERSA :  Exclusões de Gênero

Coordenadora :  Dra. Jacy Corrêa Curado

 

2. RODA DE CONVERSA :  Exclusões Etno-raciais.

Coordenadora :  Prof. Me. Karem G. Rojas

 

3. RODA DE CONVERSA :  Exclusões da Loucura

Coordenadora :  Prof. Me. Cátia Paranhos Martins

 

4. RODA DE CONVERSA:  Exclusões Rurais

Coordenador : Dr.  Conrado Neves Sathler

 

 TROCA DE CONVERSAS  – 16 horas. Relato das Conversas do Grupo.

Encerramento e entrega de Cerfificados. 17 horas.