Você está visualizando atualmente Especialistas debatem a valorização da vida e prevenção ao suicídio em seminário na capital

Especialistas debatem a valorização da vida e prevenção ao suicídio em seminário na capital

O dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Dessa forma, a campanha Setembro Amarelo surgiu com o objetivo de alertar a população sobre o tema através da divulgação de informações sobre o suicídio e suas formas de prevenção, promovendo a valorização da vida.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, em 2012, Mato Grosso do Sul foi o terceiro estado do país que mais registrou suicídios, uma taxa de 8,4 mortes a cada 100 mil habitantes. A agência da ONU registrou no mesmo ano que mais de 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos no mundo, sendo a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos.

Em referência à data aconteceu na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), entre os dias 12 e 13 desse mês, o X Seminário de Promoção a Vida e Prevenção Ao Suicídio que contou com a participação da Psicóloga Cláudia Malfatti , CRP 14/05121-8, ministrando a palestra “Luto: Como Superar esta Dor”.

Segundo o professor de Bioética da UFMS e coordenador do evento, Capelão Edilson dos Reis, o objetivo do evento primordial é criar um diálogo sobre o tema e assim promover uma cultura da prevenção ao suicídio. “Esperamos que a sociedade debata isso – dentro das famílias, escolas e universidades – porque o suicídio tem como ser evitado quando o indivíduo rompe o silêncio e busca ajuda. Só de falar da sua dor e buscar ajuda já é um ato de prevenção.”

A Psicóloga Cláudia Manlfatti ressalta muito a ncia de falar sobre o luto, principalmente relacionado ao suicídio. “O luto por suicídio é um dos mais difíceis. As famílias entram em choque e tentam buscar uma explicação lógica para o que aconteceu. Entre as reações comuns estão os sentimentos de culpa e raiva. Caso a rede de apoio seja nula ou insuficiente é importante buscar ajuda profissional para passar por esse momento tão delicado”.

Ainda participaram do seminário o Arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa, que falou sobre a causa do sofrimento humano e da busca do sentido da vida, com base na teoria de Viktor Frankl, criador da Teoria da Logoterapia; e o professor Marcos Batista que debateu sobre a importância de continuar com a vida.  

Confira algumas fotos do evento: