Evento debate importância de profissionais da psicologia organizacional do trabalho com empregadores

O que pensam os empresários sobre a Psicologia? Qual a percepção que eles têm da profissão dentro das organizações? Com o intuito de conhecer melhor a visão de quem emprega, O Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul promoveu um Workshop entre profissionais e empresários. O evento foi realizado no auditório da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande e procurou dialogar sobre as Contribuições da/o Psicóloga/o nas Organizações de Trabalho.

De acordo com a conselheira do CRP14/MS, Jaciane Rodrigues, o grande objetivo era discutir as possibilidades de atuação do psicólogo sob a ótica do empregador e as necessidades das organizações, de modo a levantar proposições que levem a uma participação cada vez mais efetiva e eficaz desse profissional na busca de resultados e no desenvolvimento das organizações e dos trabalhadores.

Para nortear esse debate, Jaciane apresentou alguns dados que caracterizam o perfil da/o profissional que atua na área da Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT). A conselheira explicou, por exemplo, que em Mato Grosso do Sul, dos mais de 3 mil profissionais, estima-se que 25% deles estão trabalhando na POT.  Por isso, o motivo o diálogo com as empresas é importante para saber como a/o profissional pode se inserir melhor no mercado.

“O diálogo que estabelecemos é importante, pois permite o levantamento de informações que mostram quais as oportunidades existentes no mercado para as/os profissionais. Esse encontro também ajudou a apresentar alguns dos recursos da POT. Muitas vezes, os empregadores não conhecem quais as ferramentas podem ser utilizadas ao empregar a/o profissional de psicologia”, comentou Jaciane.

Outros dois pontos que foram discutidos foram a relação das/os psicólogas/os com os gestores e a aceitação do trabalho da/o psicóloga/o nas organizações. “Esses dois pontos a gente procurou ressaltar para entender um pouquinho mais qual é a visão do empregador a respeito da Psicologia Organizacional e do Trabalho. Quando a gente compreende melhor o trabalho deles, podemos identificar com maior clareza a importância da nossa atividade dentro das empresas”, completou Jaciane.

No geral, a visão dos empregadores é muito positiva em relação à Psicologia nas organizações. Para eles, a/o psicóloga tem um papel estratégico na condução de atividades operacionais da empresa.  Representando a Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (FIEMS), José Fernando Gomes Do Amaral, superintendente do IEL no Estado, comentou que área da POT “é bastante importante para FIEMS na definição adequada e correta os recursos humanos que são contratados pela Federação”.

Amaral também explicou que as/os psicólogas/os são responsáveis por gerir as relações humanas dentro da FIEMS. “Os psicológicos fazem palestras, encontros para avaliar as equipes, motivar os funcionários e organizar os planos de carreira”. Para ele, as/os profissionais de psicologia têm um papel decisivo na gestão, pois orientam os gestores sobre as potencialidades da equipe, melhorando o fluxo de trabalho e os resultados da empresa.

Graças ao evento realizado pelo CRP14/MS foi possível identificar a importância da POT no mercado de trabalho local. Para os empresários, os recursos dessa área são estratégicos para desenvolver melhor os processos operacionais das empresas, desde a contratação da equipe até a criação de ambientes organizacionais mais agradáveis e produtivos.