Você está visualizando atualmente Evento debate realidade brasileira, racismo e Direitos Humanos

Evento debate realidade brasileira, racismo e Direitos Humanos

Anualmente, no dia 10 de dezembro, comemora-se o dia Internacional dos Direitos Humanos. A data é histórica porque marca a realização da Assembleia Geral das Nações Unidas que oficializou a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Em menção a este momento tão importante da história, o Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul (CRP14/MS) realizará um ciclo de atividades chamado: Mês dos Direitos Humanos. O objetivo da iniciativa é promover, em vários municípios do Estado, debates sobre o cenário brasileiro, destacando os avanços e as violações dos direitos no País

O Brasil é o país que mais mata pessoas por crime de homofobia no mundo. Anualmente, setenta por cento das pessoas assassinadas no Brasil são negras. E a violência de gênero revela que uma em cada três mulheres acima dos 16 anos sofreu algum tipo de ataque no país. Os dados confirmam: precisamos falar sobre direitos humanos.

De acordo com a conselheira e coordenadora da Comissão dos Direitos Humano do CRP14/MS, Vanessa Terena, "é o momento de pensar todas as temáticas que envolvem luta por direitos no Brasil. É urgente isso. Precisamos criar e incentivar modalidades plurais de pensamento para combater os problemas", pontuou.

Por isso, neste sábado, dia 30, às 9h, no auditório 7 da Uniderp – o Conselho realiza o lançamento do Mês de Direitos Humanos com uma atividade em referência ao mês da Consciência Negra, que debaterá, a partir do Documentário Guerras do Brasil, o genocídio racial que existe no pais.

O mediador do debate será o psicólogo Robenilson Moura, Mestre em Psicologia e especialista em Educação Especial e Inclusiva.

A atividade é gratuita e as inscrições podem ser feitas aqui:

O evento faz parte da agenda de ação do Núcleo de Psicologia Étnico Racial (NUPSER)