Você está visualizando atualmente FENPB e Sistema Conselhos de Psicologia divulgam manifesto contra a retirada de direitos durante pandemia da Covid-19

FENPB e Sistema Conselhos de Psicologia divulgam manifesto contra a retirada de direitos durante pandemia da Covid-19

Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (FENPB) e o Sistema Conselhos de Psicologia divulgaram, na última sexta-feira (27), manifesto no qual abordam a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e o aprofundamento da crise pelas decisões e incertezas que cercam as estratégias do governo federal para enfrentá-la.

No documento – assinado por mais de 20 instituições, entre elas o Conselho Federal de Psicologia (CFP), que integra a secretaria executiva do FENPB – as entidades defendem a necessidade temporária de isolamento social e criticam os discursos pela retomada das atividades coletivas sem quaisquer embasamentos científicos e comprovadamente na contramão das recomendações expedidas pelas autoridades sanitárias.

Criticam também o fato do atual momento de crise ser utilizado para avançar na retirada de direitos de trabalhadoras(es), dos sistemas privado e público, que se veem ameaçadas(os) e atacadas(os) por políticas e projetos de lei que visam reduzir salários e flexibilizar afastamentos sem remuneração.

“Quantas vidas pagarão o preço de tamanha irresponsabilidade?”, questionam as entidades que assinam o manifesto. Para acessar a íntegra do documento, clique aqui.

 

Fonte: CFP – Conselho Federal de Psicologia