Você está visualizando atualmente Live debate a importância de psicólogos e assistentes sociais nas escolas

Live debate a importância de psicólogos e assistentes sociais nas escolas

O CRP14/MS (Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul) participou junto com o CRESS/MS (Conselho Regional de Serviço Social de Mato Grosso do Sul) de uma live, realizada na noite de segunda-feira (19), sobre a Lei 13.935/19 e a importância de assistentes sociais e psicólogos nas escolas. O debate contou com a participação das profissionais da psicologia e do serviço social.

Aprovada em 2019 com publicação em Diário Oficial da União, a Lei 13.935/19 garante a atuação de psicólogos e assistentes sociais na rede pública de ensino. Porém, a luta das classes continua e dessa vez pela regulamentação da lei nos municípios a partir da aprovação da fonte de financiamento.

Professora e conselheira do CFP (Conselho Federal de Psicologia), Norma Cosmo, abriu o encontro online fazendo uma abordagem sobre o histórico da luta no âmbito nacional. "Está é uma luta de quase 20 anos e necessitamos do empenho de cada pessoa, entidade e estudante, para a regulamentação desta lei, que foi aprovada após muita luta e mobilização das duas categorias. Estamos em um momento complexo, de colocar a lei em prática".

Conselheira do CRESS/MS, Carmen Barbosa destacou que neste momento de pandemia que tem afetado diretamente o ensino público, a participação destes profissionais se faz ainda mais necessária. A profissional também abordou o histórico da luta em Mato Grosso do Sul.

"Há um ano a educação pública enfrenta grandes desafios, principalmente nas comunidades mais vulneráveis e, mais do que nunca o psicólogo e o assistente social teriam participação fundamental por apoiar os alunos, principalmente de classes mais necessitadas, no entendimento e apoio às dificuldades do momento", explica.

"Estamos em discussão com os municípios para conscientizar sobre a importância desta lei para a educação básica, mas precisamos unir forças para implantação. Convidamos os profissionais para estarem cada vez mais presentes e auxiliando na luta das classes e da educação cada vez mais humanizada", destacou Celi Neres, coordenadora da Comissão de Educação do CRP/MS e vice-reitora da UEMS.

Como convidada especial, Valdete Barros, que é professora, assistente social e coordenadora do GT da Assistência Social do CRESS/MS, falou sobre o papel do assistente social na política de educação.

"A luta pela conquista de direitos, neste caso de profissionais multidisciplinares é árdua e longa. Desde o ano 2000 debatemos o papel do profissional na educação, e o aprendizado precisa ser constante sobre a atuação consciente, sensível e profunda do profissional'.

Também participaram do evento: a presidente do CRESS, Joana Maria Matos Machado; a presidente do CRP14/MS, Marilene kovalski; a presidente do Sindicato dos Psicólogos, Glace do Carmo Freitas Siqueira e a presidente do Sindicato dos Assistentes Sociais de Mato Grosso do Sul (SASEMS), Mônica Ilis da Silva Vargas.