Você está visualizando atualmente MANIFESTAÇÃO DO CRP14/MS PELA INCLUSÃO DOS TRABALHADORES DO SUAS NO CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19

MANIFESTAÇÃO DO CRP14/MS PELA INCLUSÃO DOS TRABALHADORES DO SUAS NO CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19

 

 O Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul, por intermédio da sua Comissão de Assistência Social, e ao lado do Conselho Estadual de Assistência Social com o Ofício Circular 04/CEAS/MS/SEDHAST/2021, vem a público manifestar o seu apoio a luta pelo reconhecimento das/os trabalhadoras e trabalhadores da Assistência Social quanto a inclusão da categoria no grupo prioritário para vacinação contra a COVID 19.

Desde a decretação da pandemia, as/os trabalhadoras/es não pararam os seus atendimentos, os municípios mantiveram e ampliaram os serviços e os benefícios socioassistenciais, ou seja, o contato constante com pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e risco social aumentou durante esse período. Em Mato Grosso do Sul, são cerca de 5 mil pessoas adaptando-se de acordo com as medidas sanitárias e trabalhando diariamente na linha de frente para garantir a execução dos serviços socioassistenciais.

Além do mais, destacamos que as/os trabalhadoras/es do SUAS já foram reconhecidas/os como profissionais essenciais pelo Decreto 10.282 de 20 de março de 2020, dada a natureza de seu trabalho (de atendimento direto ao público mais vulnerável), portanto devem compor o grupo prioritário de vacinação.

Deve ser ressaltado que o avanço da pandemia do novo Coronavírus no Brasil gerou novas medidas de enfrentamento no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Dentre elas, podemos citar a Portaria n° 58, que apresenta orientações gerais aos gestores e trabalhadores do SUAS, acerca da regulamentação, gestão e oferta de benefícios eventuais.

Com a crise sanitária, muitas famílias e indivíduos descobriram-se em situação de vulnerabilidade e risco social, enquanto outros tiveram uma situação pré-existente agravada. Neste cenário onde o aumento da desigualdade é acompanhado pelos impactos da doença o SUAS é chamado para auxiliar dezenas de brasileiros e brasileiras que lutam por dignidade e bem estar. Por isso é de extrema importância que todas e todos que estão na linha de frente estejam imunizados. O SUAS não pode parar! Em respeito à vida, VACINA JÁ!