Você está visualizando atualmente Mês dos Direitos Humanos termina com atividade sobre a questão indígena

Mês dos Direitos Humanos termina com atividade sobre a questão indígena

Encerrando o Mês dos Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul (CRP14/MS), a Comissão de DH realizou uma atividade no Presídio Estadual de Dourados, com objetivo de abordar a questão indígena. 

Segundo dados da Agência Estadual de Administração Penitenciária de Mato Grosso do Sul, o estado tem 271 indígenas presos, sendo 73 estão em regime de prisão provisória. O estado com maior população carcerária indígena do país, quase a metade de todos os indígenas presos no país, de um total de 600 presos em todas as penitenciárias nacionais. E o Estado é a segunda maior população indígena nacional, com 73.295 pessoas, perdendo apenas para o Amazonas com 168.680 indígenas.

A coordenadora da comissão de DH, Vanessa Terena, explica que a iniciativa tratou da situação dos indígenas privados em liberdades, “nós nos reunimos com equipe de assistência e perícia para compreender melhor essa realidade.” A conselheira ainda comenta que o encontro também serviu para abordar o trabalho da psicologia no presídio. “Aproveitamos para discutir e entender como é a rotina das/os psicólogas/os que atuam na instituição, ” disse Terena. 

Estiveram presentes na ocasião, a conselheira-tesoureira Patricia Ferreira Lima e a conselheira Elizete de Souza Morais que integram o Núcleo de Sistema Prisional da Comissão de Direitos Humanos.