Você está visualizando atualmente MESA ONLINE: Contra a homofobia e preconceitos – Dia 22/05 às 13 horas

MESA ONLINE: Contra a homofobia e preconceitos – Dia 22/05 às 13 horas

Na semana em que o mundo comemora a luta contra a homofobia, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) realizará a mesa online “Psicologias e os enfrentamentos aos preconceitos: 17 de maio – Dia Internacional de Luta Contra a Homofobia”, para debater a interlocução, articulação e a participação da Psicologia junto aos movimentos e entidades que afirmam o direito à livre expressão sexual e de gênero e nas políticas públicas de Saúde.

A autarquia da Psicologia abrirá espaço para análise do cenário político atual em relação à luta por direitos igualitários das pessoas LGBT e contará com as presenças de Carlos Magno Fonseca (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – ABGLT), Luciano Palhano (Instituto Brasileiro De Transmasculinidade – Ibrat), Andreia Lais Cantelli (Articulação Nacional das Travestis, Transexuais e Transgêneros do Brasil – ANTRA/PR). Rebeca Bussinger, psicóloga e integrante da Comissão de Direitos Humanos do CFP, coordenará a mesa.

A transmissão online contará com a participação de psicólogos (as) e ativistas e acontecerá no dia 22, das 14h às 16h. (horário de Brasília) O evento poderá ser assistido na página da rede social de vídeos Youtube do CFP (clique aqui). Você pode enviar suas perguntas para o e-mail eventos@cfp.org.br ou via redes sociais por meio da hashtag#contraAhomofobia.

No mesmo dia, o CFP lançará o site especial Despatologização das Identidades Trans, projeto integrante de campanha contra a patologização das transexualidades e travestilidades iniciada em 2014. O site contará com vídeos, links para legislação relacionada (nacional e internacional), área especial com indicações de blogs/sites de trans que contam suas experiências de vida e transformações, entidades, associações, empresas, fundações amigas da questão da despatologização das identidades trans, além de área destinada a exemplos de atuação alternativa de psicólogos e psicólogas nos ambulatórios e equipes do SUS.

Campanha Despatologização das Identidades Trans 

Em novembro de 2014, o CFP iniciou campanha de comunicação em apoio à luta pela despatologização das Identidades Trans e Travestis, ação em que profissionais da psicologia, pesquisadores e pesquisadoras, ativistas, pessoas transexuais e travestis são convidados (as) a debater o fazer psicológico no processo de transexualização, à luz dos Direitos Humanos, além do panorama dos debates políticos em torno da luta no Brasil e no mundo.

Mesa online “Psicologias e os enfrentamentos aos preconceitos: 17 de maio – Dia Internacional de Luta Contra a Homofobia”
Dia: 22 de maio (sexta)
Horário: 14h às 16h
Você pode enviar suas perguntas para o e-mail eventos@cfp.org.br ou via redes sociais por meio da hashtag #contraAhomofobia.

Transmissão via internet no link: https://www.youtube.com/watch?v=G1OCRYAA_9Y