Você está visualizando atualmente Mobilização do CRP14/MS marca defesa do cuidado digno na saúde mental e a proteção de crianças e adolescentes

Mobilização do CRP14/MS marca defesa do cuidado digno na saúde mental e a proteção de crianças e adolescentes

Com objetivo de mobilizar as/os profissionais e a sociedade brasileira e convocá-los para o engajamento contra a violação dos direitos humanos, o Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul (CRP14/MS) realizou nesta semana, um ato público em prol da Luta Antimanicomial e do Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A mobilização aconteceu na praça Ary Coelho, em Campo Grande-MS, e contou com a presença de entidades e de profissionais. Durante o ato houve a distribuição de panfletos e o pré-lançamento do livro Guia Prático de Cuidado para Familiares de Pacientes com Transtorno Mental. Dos autores Simara de Sousa Elias, Ednéia Albino Nunes Cerchiari, João Batista de Almeida Júnior. Dourdos-MS: UEMS, 2015.

De acordo com a conselheira do CRP14, Marilene Kovalski, é importante que a categoria assuma essa luta. “É preciso repensar e agir de forma a impedir as formas de violação dos Direitos Humanos. Centenas de meninos e meninas são abusados sexualmente todos os dias, assim como inúmeros pacientes que sofrem de transtornos mentais são tratados como objetos sem voz e sem direitos como sujeito. É importante que nós, psicólogas e psicólogos, trabalhemos para conscientizar as redes de proteção de crianças e adolescentes e a rede de atendimento à saúde mental, para que Todos recebam um tratamento com dignidade”, comenta. 

A psicóloga do Centro de Apoio Psicossocial II Afrodite Doris Contis (CAPS), Liléia Souza Leite, reforça a fala da conselheira e explica que a Luta Antimanicomial acabou com a exclusão social dos pacientes com transtorno mental. “Estar aqui é muito importante, porque o movimento antimanicomial vem garantir e fortalecer que os pacientes com transtorno mental são cidadãos. E todo cidadão tem direito a liberdade, não devem ser depositados em manicômios e excluídos da sociedade. O CAPS surgiu com essa proposta: de que precisamos cuidar e tratar os pacientes, e não os trancar. Assim, o Centro de Apoio Psicossocial vem para desenvolver o protagonismo e a autonomia daqueles que sofrem”, conta Liléia.

Pré-lançamento do livro

Na mesma perspectiva de garantir a autonomia do cidadão com transtorno mental, a Psicóloga e Professora da UEMS, Ednéia Albino Nunes Cerchiari fez, durante o ato na praça, o pré-lançamento de um guia com orientações e cuidados que profissionais e familiares devem ter com o paciente com Transtorno Mental em casa. Sua elaboração é fruto de uma pesquisa da Assistente Social que trabalha no Hospital Universitário de Dourados-MS, Simara de Sousa Elias, que percebeu as dificuldades enfrentadas pelas famílias no acolhimento desse paciente, após a alta hospitalar. “Existe uma dificuldade no entendimento em relação ao diagnóstico e principalmente em relação ao tratamento, a sequência que é preciso dar após a alta hospitalar. O Guia mostra como é importante o papel da família nesse contexto”, aponta Simara.

O Guia fala sobre Esquizofrenia e Transtorno Afetivo Bipolar, especificamente, mas as orientações também servem para pessoas com outros transtornos como depressão, distúrbios alimentares, dependência química e demência. A publicação do Guia, em parceria com a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect) será em breve.

A Psicóloga Ednéia Albino Nunes Cerchiari é integrante do Núcleo de Psicologia Clínica da Comissão de Saúde do CRP14/MS e comenta que a manifestação do Conselho é importante, porque assegura conquistas sociais. “Antigamente existia uma cultura de que o paciente com transtorno mental deveria permanecer hospitalizado durante meses e sair do convívio da família. Hoje o paciente é acompanhado pelo CAPS e a família participa desse processo. Precisamos defender esse cuidado digno”, completa.

Outras atividades

Além da ação na Praça Ari Coelho, o CRP14/MS também participou de ações de debate e reflexão nas Universidades. Em Corumbá, a conselheira Beatriz Xavier participou do evento do curso de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Câmpus Pantanal (UFMS/CPAN) juntamente com os professores do curso e psicólogas do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) da exibição do filme "Nise – O Coração da Loucura" e discussão de loucura e Luta Antimanicomial.

A presidente do CRP14/MS, Irma Macário, participou da II Semana da Luta Antimanicomial do curso de Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Na ocasião, ela acompanhou junto com os acadêmicos o debate promovido pelo Conselho Federal de Psicologia sobre a Luta Antimanicomial

Ainda no final de maio, o CRP14/MS realiza uma sessão de cineclube especial para abordar saúde mental e direitos humanos. Após o filme acontecerá uma vivência de sociodrama, com o psicólogo Rômulo Said, do Instituto Gaya e, em seguida abrirá para debate. No dia 27/05, às 14h, na unidade UCDB Centro, será exibido o documentário “O Holocausto Brasileiro”. A inscrição é gratuita e pode ser feita aqui.