Psicanalista de MS prepara lançamento se seu segundo livro com crônicas psicanaliterárias.

psicanalista Isloany Machado (CRP14/03820-0), lançará no dia 22 de novembro de 2014 seu segundo livro intitulado “Em defesa dos avessos humanos: crônicas psicanaliterárias”.

A autora iniciou a escrita literária após perder inesperadamente um familiar. Antes, já escrevia textos técnicos de sua área de atuação. Como forma de lidar com a dor da perda e as dores de existir, aproximou-se da literatura e começou a escrever ficção em contos e crônicas. Criou um blog (www.costurandopalavras.com.br) em que passou a postar semanalmente seus textos.

Sua primeira obra literária foi o "Costurando Palavras", que reúne contos e crônicas e já  está em sua terceira edição.

Os textos deste segundo livro trazem como temática seu olhar psicanalítico sobre detalhes, muitas vezes quase imperceptíveis, do cotidiano.

O prefácio, escrito pela psicanalista Maria Anita Carneiro Ribeiro, diz: "Isloany Machado é uma despensadora que com sua pena, ou melhor, com seu teclado, avessa o cotidiano e o expõe com o frescor de uma prosa num bar com uma amiga, com o gosto de uma confidência sussurrada, com o calor e o perfume do Planalto Central e da poesia de Manoel de Barros. Isloany é despretensiosa, e por isto mesmo, o que ela faz é precioso. Diz que não sabe escrever teoria – mas fez Mestrado. Apesar do que diz, às vezes se arrisca a escrever sobre a teoria e a técnica da psicanálise. Mas bom mesmo é quando ela relaxa e se deixa atravessar pelos mistérios da Caverna do Dragão, descoberta por Freud, e que nós chamamos de inconsciente. É então que sua prosa se torna mais saltitante e saborosa, menina sapeca e mulher sabida, recordando causos da infância, nos apresentando, com o entusiasmo de quem acabou de descobri-los, livros célebres, refletindo sobre detalhes, ou apenas resmungando."

O lançamento do livro será dia 22 de novembro, no Fran’s Café (Rua Marechal Rondon, 2453 – Centro, Campo Grande – MS, 79002-201), às 19h. Haverá um bate-papo sobre literatura contemporânea com a presença do Professor Flávio Adriano (UFMS) e a Psicanalista Andréa Brunetto.