Você está visualizando atualmente Psicologia presente em todos os momentos.

Psicologia presente em todos os momentos.

Em 2021 celebramos os 25 anos de criação do Conselho Regional de Psicologia da 14ª Região em Mato Grosso do Sul – CRP14/MS, e no dia 27 de Agosto comemoramos o Dia do Psicólogo.

Há 25 anos nascia o CRP14/MS e o nosso jubileu de prata chegou no momento em que a profissão se faz imprescindível, enfrenta grandes desafios, se reinventa, dissipa preconceitos e se mostra cada vez mais próxima da população. Ocupando espaços antes não imaginados, nas suas várias formas de atuação.

Talvez a sociedade nunca esteve tão vulnerável diante de uma ameaça global quanto a realidade que agora se descortina, suscitando consequências físicas, econômicas e emocionais. Diante dessas vulnerabilidades a Psicologia se fez presente!

O acompanhamento do profissional de psicologia passa, pouco a pouco, a ser mais reconhecido e valorizado. Conquista espaço tornando-se um profissional cada vez mais acessível àqueles que necessitam, auferindo o merecido lugar de reconhecimento da psicologia: ciência e profissão.

A saúde mental é um bem precioso e necessita de atenção sempre, contudo a pandemia do Covid-19 expôs vulnerabilidades sociais em toda parte, evidenciando a importância desse cuidado psicossocial.

À frente do CRP14/MS, a Conselheira Presidente Marilene Kovalski salienta que a psicologia como ciência e profissão tem cada vez mais protagonismo, e o saber construído de forma teórica e prática, pelas instituições formadoras da categoria, notabilizam-se por tornar cada vez mais amplos os espaços ocupados pelos trabalhadores da psicologia e acessível para atender as pessoas e a sociedade, numa atuação que privilegia a inclusão e a defesa dos direitos humanos.

“O CRP14/MS vem cumprindo seu papel de orientar, fiscalizar e disciplinar o exercício profissional de toda a categoria. Para que, diante de todos os campos de atuação, o profissional possa desempenhar um papel ético e responsável, dissipando preconceitos, acessível e plural”, afirma a presidente.

Atualmente, mais de 5 mil profissionais estão inscritos no CRP14/MS, distribuídos em todos os municípios de Mato Grosso do Sul, empreendendo em diferentes espaços de atuação no setor público e privado. Representando um grande avanço, uma vez que, quando foi regulamentada a Psicologia, as principais áreas de atuação eram a clínica, escolar e organizacional. Hoje são 13 áreas de atuação ao todo, que estão em expansão em nosso Estado e em todo o Brasil.

No dia 27 de agosto comemoramos o dia do Psicólogo. Foi nesta data, há 59 anos que aconteceu a regulamentação da nossa profissão. Desejamos a cada um, a cada uma, realizações, sucesso pessoal e profissional !

Nova logomarca e o selo comemorativo

25 anos é uma marca emblemática, por isso, o CRP14/MS desenvolveu uma nova logomarca e um selo comemorativo para brindar os anos de luta e contribuição junto à categoria e à sociedade.

A antiga logo cumpriu seu papel nesses últimos anos. Contudo, para acompanhar a modernização dos meios de comunicação e a busca deste Conselho Regional por maior aproximação, integração e reconhecimento junto aos psicólogos e psicólogas e à sociedade, o símbolo passou por reformulações e modernizou-se dando início a uma revitalização da imagem institucional de nossa autarquia.

A nova logomarca utiliza as cores azul e laranja, aplicando conceitos que mesclam equilíbrio, presença marcante, credibilidade e agilidade mental. As formas também mudaram para linhas orgânicas e flexíveis, porém, sólidas.

A representação dos 25 anos da entidade também ganhou espaço em um selo de designer moderno que vai acompanhar a logomarca.

Para este IX Plenário, o novo formato transmite a mensagem de pluralidade da Psicologia, dando a dimensão da importância de um conselho democrático, responsável por fiscalizar, orientar e disciplinar as práticas de uma profissão tão importante e presente junto a categoria neste momento desafiador para toda a sociedade.

Homenagem aos ex-presidentes.

Em sua ampla trajetória o CRP14/MS foi comandado por 18 presidentes, notáveis, que disponibilizaram seu tempo e disposição para servir à profissão.

A psicóloga Norma Celiane Cosmo que esteve como presidente nos anos 2013 e 2014 e agora atua como conselheira federal, integra a galeria de ex-presidentes que deixaram seu legado ao CRP14/MS.“O Conselho Regional existe para falar dos interesses dos profissionais na sociedade, por isso é importante a participação e envolvimento da categoria. O Conselho precisa ouvir os profissionais, para que participem das comissões, estejam inseridos e relatem o que vivenciam no dia a dia da profissão”, ressalta Norma.

Ela ainda destaca que o conselho cresceu muito, tanto do ponto de vista numérico como na inserção na sociedade. “Há 25 anos era menor, mas de 2.000 para frente a sociedade vem percebendo a importância do psicólogo na vida cotidiana e a profissão tem ganhado espaço”, assegura a ex-presidente Norma.

A atual presidente do CRP14/MS, Marilene Kovalski agradeceu a todos os profissionais que estiveram à frente do conselho ao longo dos 25 anos passados e a todos os psicólogos e psicólogas que não recuaram diante dos desafios enfrentados com a pandemia COVID19.