Você está visualizando atualmente RADAR DA VACINA: CRP 14 atua junto aos municípios para garantir imunização da categoria

RADAR DA VACINA: CRP 14 atua junto aos municípios para garantir imunização da categoria

O CRP 14 (Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul) encaminhou ofício para os 79 municípios do Estado, para que garantam a inclusão da categoria de psicólogos no Calendário municipal de vacinação contra a Covid-19. A ação é uma continuidade da atuação do conselho, que desde o início da imunização abriu um canal de diálogo com a Secretária de Saúde do Estado para entender como funcionaria o calendário vacinal para a categoria.

Vale lembrar que o CRP 14 se fez presentes em todas as reuniões com autoridades sanitárias, junto a outros Conselhos de Saúde sendo eles: Conselho Regional de Odontologia de MS; Conselho Regional de Fisioterapia e da Terapia Ocupacional 13ª Região; Conselho Regional de Medicina de MS; Conselho Regional de Enfermagem MS; Conselho Regional de Farmácia MS; Conselho Regional de Educação Física MS – 11ª Região; Conselho Regional de Fonoaudiologia MS – 5ª Região; Conselho Regional de Técnicos em Radiologia – 12ª Região; Conselho Regional de Nutricionistas 3ª Região; Conselho Regional de Biomedicina 1ª Região – Seccional do MS; Conselho Regional de Medicina Veterinária de MS; Conselho Regional de Serviço Social de MS e Conselho Regional de Biologia – 1ª Região.

Cada município tem organizado seu próprio calendário vacinal, de acordo com número de habitantes e quantitativo da população enquadrada como prioritária. Assim, a recomendação é seguir a ordem para vacinação dos trabalhadores da saúde conforme disponibilidade de doses dos municípios, respeitando o planejamento de cada secretaria de saúde.

O vice-presidente do CRP14MS, Walkes Jacques Vargas: "Nós defendemos a vacinação para todos e todas. E estamos fazendo gestão junto aos órgãos públicos para que todo mundo tenha acesso a imunização. Porém, cada município traça o seu plano de vacinação".

Mais de 100 mil pessoas já tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Campo Grande desde o mês de janeiro. De acordo com a prefeitura municipal, o público que mais se vacinou são os de idosos acima de 75 anos, sendo aplicadas 43.424 doses; logo em seguida estão os trabalhadores da saúde, com 38.192 doses.

O CRP MS acompanha a vacinação da categoria em cada município de Mato Grosso do Sul. Para saber mais ou tirar dúvidas com o conselho ou acompanhe as atualizações por cidade nas redes sociais @crp14ms.

Trabalhadores do SUAS

Reconhecidos como trabalhadores essenciais pelo Decreto 10.282 de 20 de março de 2020, o CRP 14 se manifestou a favor dos trabalhadores do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) serem incluídos no cronograma de vacinação contra a Covid-19. Em Mato Grosso do Sul, são cerca de 5 mil profissionais atuando na linha de frente.

Desde a decretação da pandemia, as/os trabalhadoras/es não pararam os seus atendimentos, os municípios mantiveram e ampliaram os serviços e os benefícios socioassistenciais, ou seja, o contato constante com pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e risco social aumentou durante esse período. Por isso é de extrema importância que todas e todos que estão na linha de frente estejam imunizados.