Você está visualizando atualmente Setembro Amarelo: Psicologia Presente!

Setembro Amarelo: Psicologia Presente!

O dia 10 de setembro é o dia Internacional de Prevenção do Suicídio, e desde 2015 no Brasil, o “Setembro Amarelo” passa a ser um mês de referência para campanhas de prevenção e conscientização.

De acordo com informações atualizadas da OMS, o ministério da saúde publicou que o suicídio é a 3ª causa de morte no mundo e o Brasil está entre os 10 países com maior número de casos, com registros anuais superiores a 12 mil casos consumados, com prevalência de ocorrência entre os jovens.

O Conselho Regional de Psicologia de MS – CRP14/MS participa ativamente deste movimento e ressalta a importância da Psicologia Presente neste contexto, onde os psicólogos representam papel fundamental no acolhimento, escuta qualificada e cuidado das pessoas que se apresentam em situação de sofrimento mental.

Orientamos que não existe um “perfil característico” mas que todos os sinais e indicadores de sofrimento mental manifestos por alguém próximo ou conhecido, devem ser considerados como importantes e merecedores atenção, quer seja por parte de familiares, amigos ou até mesmo a própria pessoa ser estimulada a buscar ajuda nos serviços de saúde emergenciais, centros voluntários de escuta e toda a Rede de Atenção Psicossocial – RAPS do SUS.

Acreditamos que campanhas de prevenção precisam estar caminhando junto com a garantia de acesso as políticas públicas para toda a sociedade. Qualidade de vida e saúde mental acontece em um espaço social condizente com o desejo de viver. Portanto, precisamos também lembrar da importância dos direitos humanos, das relações de trabalho saudáveis, de serviços públicos de qualidade como o SUS e o SUAS, em especial o respeito à cultura e o território no caso dos povos indígenas, população com altas taxas de suicídio.

Diante da precarização e do sofrimento a Psicologia está presente. Sempre pronta para te ouvir! Na luta diária por dignidade e condições de existência.

Psicologia Presente!🎗️