Você está visualizando atualmente Valorização da Saúde Mental e Direitos Humanos será foco da NPPI para 2017

Valorização da Saúde Mental e Direitos Humanos será foco da NPPI para 2017

Realizar ações em prol da Luta Antimanicomial, destacando o direito dos povos indígenas em parceria com a Comissão de Saúde; Participar em parceria O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), de atividades relacionadas ao Dia do Índio, foram algumas propostas destacadas na 1ª reunião do Núcleo de Psicologia de Povos Indígenas (NPPI), vinculado a Comissão de Direitos Humanos do CRP14/MS.  realizada no início de fevereiro.

O encontro foi realizado no início de fevereiro, na sede do Conselho, com objetivo de definir o plano de trabalho do Núcleo para 2017. Na ocasião, ficou definido que no dia do índio será redigida uma Carta Aberta aos Povos Indígenas em apoio aos Direitos Humanos e Saúde Mental. O documento contará com a participação da equipe de psicologia do DSEI/MS.

Outro ponto destacado foi a realização do IV Seminário de Psicologia e Povos Indígenas. O evento deverá ser realizado em agosto deste ano, na cidade de Dourados/MS, e abordará temas relacionados à segurança pública e saúde mental no contexto indígena.

Ressaltou-se também a necessidade de promover parcerias com instituições governamentais e não governamentais, conselhos municipais e estaduais que atuam com a promoção dos Direitos Humanos.

A próxima reunião do Núcleo foi agendada para o dia 02 de março de 2017, onde será discutido com a criação de Grupos de Trabalho dentro do Núcleo, com temas específicos, a partir da demanda dos Povos Indígenas.