Você está visualizando atualmente 60 anos da Psicologia Brasileira 

60 anos da Psicologia Brasileira 

No dia 27 de agosto, comemoramos o dia da psicóloga e do psicólogo, porque neste dia há 60 anos, foi publicada a lei 4.119/62 que regulamenta a nossa profissão.

Nestes 60 anos de história temos muito a comemorar, principalmente pelo que realizamos como ciência e profissão. Uma Psicologia que nasceu para atender a medicina e a educação da época, envolta na racionalidade da ciência de um lado, e a influência das universidades católicas de outro, o que nos faz manter vivo o debate da laicidade até hoje em nosso meio.

Porém, com a constituição de 1988, e os avanços das pautas democráticas e dos direitos humanos, a Psicologia se reinventou, e ampliou sua atuação. Baseada na Ética, Direitos Humanos e Defesa da própria Democracia. Com isso cada vez mais está inserida nas políticas públicas em vários campos de atuação.

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) e os Conselhos Regionais, junto com as Assembleias Legislativas realizaram sessões Solenes em todo o Brasil para homenagear os psicólogos e as psicólogas que se destacaram nesta construção histórica.

Infelizmente no nosso estado as sessões comemorativas na assembleia legislativa e na câmara municipal de CG já agendadas, foram repentina e temporariamente suspensas até 02 de outubro, impedindo a nossa voz e a homenagem as 60 colegas convidadas que notoriamente e de forma representativa contribuíram para a construção da psicologia de Mato Grosso do Sul.

Mas, o Conselho Regional de Psicologia 14a Região Mato Grosso do Sul (CRP14/MS) organizou várias ações pra comemorar:

Fizemos uma campanha de comunicação, com selo comemorativo dos 60 anos. Um painel na sede do conselho. Vários outdoors e uma campanha de busdoor.

Tivemos o lançamento do livro “Ética e Psicologia: reflexões na pandemia e para além dela”.

Uma roda de conversa no Dose de Psicologia sobre a virtualização da vida e uma mesa sobre a História da Psicologia com a convidada a Prof.ª Drª. Ana Maria Jacó-Vilela – psicóloga e professora titular da UERJ, coordenadora do Laboratório de História e Memória da Psicologia – Clio-Psyché, dedicado à investigação sobre a história dos Saberes PSI no Brasil.

Como um Marco da História da Psicologia em Mato Grosso do Sul, lançamos a Pedra Fundamental da Nova Sede do CRP14/MS.

Também será realizada a Sessão Solene pelos 60 anos da Psicologia em Corumbá. Na oportunidade, psicólogos e psicólogas serão homenageados(as) na Câmara Municipal. E também participaremos do evento com psicólogas(os) na praça.

Seguiremos em frente. Convocando a cada um e a cada uma, para fazer a Psicologia que queremos. Lutamos por uma sociedade mais democrática, inclusiva e igualitária, que acolha a todos e todas indistintamente. Respeitando seus direitos e defendendo para cada um, um lugar no mundo, um lugar de pertencimento e identidade. Uma sociedade que seja mais acolhedora, socializadora e emancipadora.

Parabéns a todos e todas pelo nosso dia! Parabéns Psicologia por seus 60 anos, fazendo a diferença na vida de cada um.

Saúde e sucesso!

Marilene kovalski

Presidente (2019-2022)