Você está visualizando atualmente 60 anos da Psicologia: CRP 14/MS fala sobre o assunto em pronunciamento na Câmara de Vereadores
Foto: Izaias Medeiros

60 anos da Psicologia: CRP 14/MS fala sobre o assunto em pronunciamento na Câmara de Vereadores

Na terça-feira (13), a presidente do Conselho Regional de Psicologia da 14ª Região, Marilene Kovalski, utilizou a Tribuna da Câmara dos Vereadores, para falar sobre os 60 anos de regulamentação da profissão no Brasil. O convite foi feito pelo vereador Ronilço Guerreiro.

A ação também comemorou o Dia da(o) Psicóloga(o), celebrado em 27 de agosto. Em seu pronunciamento, Marilene ressaltou a importância da profissão e o papel que desenvolve na sociedade.

“Nestes 60 anos, muito se caminhou na solidez, expansão e reconhecimento da nossa profissão. Saímos de um lugar conservador, onde a Psicologia atuava a serviço de quem podia pagar. A partir da Constituição de 88, se voltou à ética, à democracia e aos direitos humanos”, apontou.

Marilene lembrou que em 2015, quando houve a revisão do código de ética da psicologia foi incluído os princípios fundamentais dos direitos humanos no código de ética dos profissionais.

“Os profissionais devem basear seu trabalho no respeito à liberdade, dignidade, igualdade e integridade do ser humano. Portanto, sem direitos humanos, não há possibilidade de saúde mental”, disse.

Por fim, a presidente Marilene agradeceu aos vereadores pela boa relação com a casa de leis e reformou o pedido para que eles continuem apoiando as pautas da lei saúde mental e o projeto de lei 13.935/19. ” Esperamos comemorar a aprovação do Plano Municipal de Saúde Mental de Campo Grande e também a contratação de Psicólogas(os) e Assistentes Sociais na Rede Municipal de Ensino”, finalizou.

Para celebrar os 60 anos da Psicologia em MS estão marcadas mais duas Solenidades de Homenagens aos Profissionais, uma na Câmara Municipal de Campo Grande (05/10) e outra na Assembleia Legislativa (21/10).