Você está visualizando atualmente Abril Verde: Saúde do Trabalhador é tema de live no CRP14/MS

Abril Verde: Saúde do Trabalhador é tema de live no CRP14/MS

Em atenção ao abril verde – mês dedicado às campanhas nacionais de prevenção aos acidentes no trabalho, o CEREST Estadual/MS e CRP14/MS promoveram neste último dia 06, live sobre: Saúde no Trabalho: A invisibilidade do adoecimento mental. Este evento representou a abertura oficial das atividades previstas para a agenda estadual do abril verde em Mato Grosso do Sul.

O encontro online, que está disponível no YouTube – Canal da Psicologia CRP14/MS, foi coordenado pela Presidente do CRP14/MS psicóloga Marilene Kovalski que iniciou a live destacando a atuação Comissão da Saúde nesta parceria com o CEREST Estadual e a importância da saúde mental do trabalhador para a categoria: “A saúde mental é um tema muito caro para a psicologia, nos preocupa muito e nós estamos sempre atentos; tem um número muito grande de psicólogas e psicólogos que atuam nesta área do trabalho”, afirma.

Na sequência, a coordenadora do CEREST Estadual, a assistente social Maria Madalena Xavier de Almeida, destacou que, “agradecia essa parceria importante com o Conselho Regional de Psicologia; pois considerando a subnotificação dos transtornos mentais relacionados ao trabalho, os psicólogos como profissionais importantes nesse processo, dentre outros profissionais, tem um papel fundamental quando se fala de transtorno e sofrimento mental relacionados ao trabalho”.

Nesta oportunidade, palestraram especialistas que versaram sobre o tema, como a psicóloga Dra. Liliana Andolpho Magalhães Guimarães, pós-doutora em saúde mental pela Unicamp e em medicina do estresse pelo Instituto Karolinska, Estocolmo, Suécia, no presente, professora e pesquisadora da Universidade Católica Dom Bosco – UCDB, que versou sobre o tema em evidência.

Também, o médico Dr. Guilherme Chersvenski Figueira, mestre em antropologia médica pela University College London, e que atualmente é consultor do Ministério da Saúde, na Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador que palestrou sobre Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho e Articulação entre Assistência e Saúde do Trabalhador.

A live contou ainda com a presença de autoridades públicas representadas pelo Ministério Público do Trabalho – MPT/MS – a Promotora Dra. Cláudia Fernanda Noriler Silva – que integra o Getrin – Grupo de Trabalho Interinstitucional de MS e SES – Secretaria Estadual de Saúde de MS e da secretária-adjunta da Secretaria de Estado de Saúde Christine Maymone.

Fonte: Coordenação da Comissão de Saúde do CRP14/MS.