Você está visualizando atualmente Amanhã será realizada  a 2ª CAMINHADA Pela Paz – Mulher Brasileira – Todos emPENHAdos contra a violência (divulgação de terceiros)

Amanhã será realizada a 2ª CAMINHADA Pela Paz – Mulher Brasileira – Todos emPENHAdos contra a violência (divulgação de terceiros)

ATENÇÃO: 

*A RESPONSABILIDADE PELO SERVIÇO OFERECIDO (OBJETO DO EVENTO) É DA ENTIDADE/PROFISSIONAL PROMOTOR (A) DO EVENTO. O CRP14 EXIME-SE DE QUALQUER RESPONSABILIDADE PELO SERVIÇO PROPOSTO (CONFORME DESCRITO NO ARTIGO 5º, PARÁGRAFO SEGUNDO DA RESOLUÇÃO CRP 14 N. 003/2011).

A lei Maria da Penha acarretou muitos avanços no que se refere à violência doméstica e familiar contra a mulher, ainda assim no Brasil uma mulher morre a cada 90 minutos em função desse tipo de violência. Pesquisa do Instituto Data Folha divulgada em 08/03/2017, mostra que uma a cada três mulheres sofreram algum tipo de violência no último ano, que 22% das brasileiras sofreram ofensa verbal no ano passado – um total de 12 milhões de mulheres. Além disso, 10% das mulheres sofreram ameaça de violência física, 8% sofreram ofensa sexual, 4% receberam ameaça com faca ou arma de fogo, bem como, 1,4 milhões de mulheres sofreram espancamento ou tentativa de estrangulamento e 1% levou pelo menos um tiro. A pesquisa mostrou também que, entre as mulheres que sofreram violência, 52% se calaram, sendo que apenas 11% procuraram uma Delegacia da Mulher e 13% preferiram o auxílio da família.



Esses números alarmantes, demonstram o persistente problema da violência contra as mulheres no Brasil.



Diante desse quadro, o Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Coordenadoria Estadual da Mulher em situação de Violência Doméstica, em consonância à Campanha Nacional Justiça pela Paz em Casa, movimento idealizado pela Ministra do STF Cármen Lúcia, desenvolveu a CAMPANHA MULHER BRASILEIRA em 1º lugar, projeto inédito no Brasil, que objetiva reforçar as estratégias no combate e prevenção à violência doméstica e familiar contra as mulheres, através de ações e projetos que sensibilizem a sociedade para uma necessária construção de uma cultura de paz, igualdade de gênero e empoderamento das mulheres.



A Campanha, já possui projetos em andamento, dentre eles destacamos:

– “Mãos emPENHAdas contra a violência”, o qual propõe a capacitação de profissionais da área da beleza para que sejam agentes multiplicadores de informação no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, identificando e orientando as clientes de como combater e denunciar os abusos. Os estabelecimentos que aderirem ao projeto terão um Selo de Parceria para identificar sua participação.

– Projeto Atena, objetiva, através de oficinas temáticas, de caráter reflexivo e crítico, propiciar às mulheres, vítimas de violência doméstica, informações que possibilitem a compreensão e vivência de suas sexualidades, proporcionando melhoria na qualidade de vida e em suas relações afetivas e sociais. (projetos anexos).



Com o intuito de levar informação acerca da complexidade do cenário atual da violência contra as mulheres e dar maior visibilidade à questões relativas aos direitos humanos da Mulher, idealizamos a 2ª CAMINHADA Pela Paz – Mulher Brasileira – Todos emPENHAdos contra a violência, que será realizada no dia 28/04/2017, com saída do Fórum Heitor Medeiros, situado na Rua da Paz, nº 14 até o Centro integrado de Justiça (CIJUS), localizado na Av. Calógeras esquina com Rua 7 de Setembro e 26 de  Agosto, Centro, Campo Grande-MS.