Você está visualizando atualmente Assembleia Legislativa debate implementação da Lei 13.935/2019

Assembleia Legislativa debate implementação da Lei 13.935/2019

A implementação da Lei Federal 13.935/2019: Psicologia e Serviço Social nas Redes Públicas de Educação Básica, foi tema de uma audiência pública realizada nesta quarta-feira (07) pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Uma oportunidade de ampliar o debate e o alcance do tema tão importante para a educação.

A audiência foi proposta pelo deputado estadual Pedro Kemp (PT), presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da ALMS. “Tivemos a oportunidade de debater com educadores, psicólogos, assistentes sociais, estudantes e pais. Planejar a Educação em todos os aspectos é fundamental neste momento de pandemia. A escola é espaço importante na formação cidadã”, frisou o parlamentar.

Presidente do Conselho Regional de Psicologia 14ª Região (CRP14/MS), Marilene Kovalski iniciou falando sobre o luto da perda dos mais de 500 mil brasileiros mortos pela Covid-19, mas da esperança de dias melhores representado pelas crianças e jovens .

“A psicologia ao longo da historia contribuiu com a educação através do seu corpo teórico. Nas escolas particulares os profissionais já estão presentes, enquanto que na educação pública reivindicamos a participação há mais de 20 anos. Aprovamos a lei com esforços de profissionais de todo o país, mas ainda precisamos que a psicologia chegue de fato na educação para todos”, destacou.

Lembrou ainda que a escola é um espaço de conhecimento, desenvolvimento social e crescimento pessoal. “A psicologia na escola trabalha em prol da humanização de alunos e professores. Participa e contribui ativamente de processos pedagógicos para dar melhores condições de ensino e aprendizagem, além de políticas de apoio necessárias”.

Participaram também representantes do Conselho Regional de Serviço Social 21ª Região (Cress-MS), do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), da Secretaria de Estado de Educação (SED), Conselho Federal de Psicologia (CFP); Sindicato dos Assistentes Sociais de Mato Grosso do Sul (Sasems); Sindicato dos Psicólogos e Psicólogas de MS (Sinpsi-MS); Associação Brasileira de Psicologia Escolar (Abrapee); e Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems).

Os participantes relembraram o centenário de Paulo Freire e seus incontestáveis ensinamentos à educação. A audiência pública foi realizada no plenário da Assembleia Legislativa, sem público e com participantes online. O conteúdo está disponível nas redes sociais e pode ser conferido aqui. https://fb.watch/v/38q9osFit/