Você está visualizando atualmente Avaliação psicológica no contexto jurídico foi um marco no CRP14 MS

Avaliação psicológica no contexto jurídico foi um marco no CRP14 MS

Seguindo a programação de debates sobre a Avaliação psicológica no contexto jurídico, o Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul realizou na quarta-feira (31) o segundo encontro online sobre o tema, que contou com palestra ministrada pela psicóloga Dra. Vivian de Medeiros Lago.

O webinar foi organizado pelos Núcleos de Avaliação Psicológica (NAP) que é vinculado a Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) e Núcleo do Sistema Prisional (NUSP) que compõe a Comissão de Direitos Humanos (CDH), direcionado aos peritos judiciais, assistentes técnicos e psicólogas e psicólogos das áreas de Administração e Finanças e Assistência e Perícia, que atuam no sistema prisional de Mato Grosso do Sul.  "O NUSP foi criado recentemente com o objetivo de estreitar a comunicação entre o sistema prisional e o CRP". "Entendemos que aos termos a oportunidade de ouvir a categoria que está desenvolvendo suas ações nas mais variadas Unidades do Sistema Prisional de MS, nos possibilita: acompanhar e orientar nossos colegas no desempenho de suas atividades profissionais, enquanto Conselho de Classe," afirmou a conselheira tesoureira e Coordenadora do NUSP, a psicóloga Patrícia Ferreira de Lima.

O Núcleo de Avaliação Psicológica – NAP vinculado à COF têm trabalhado para discutir e orientar sobre os assuntos pertinentes a AP, integrar e ser um suporte dos profissionais que atuam na área, de acordo com a Psicóloga Jucimara Zacarias Martins Silveira – coordenadora do NAP.

Especialista em psicologia jurídica e com pós-doutorado na área, Dra. Vivian de Medeiros Lago orientou sobre a elaboração de documentos pertinentes aos processos de avaliação psicológica no contexto jurídico. Abordou-se sobre a resolução CFP 06/2019, as modalidades de documentos psicológicos, e especificamente os três documentos pertinentes à demanda do grupo (relatório, laudo e parecer). Cabe ressaltar a importância de tais documentos nos processos judiciais, pois eles são solicitados quando os operadores do Direito buscam o conhecimento desta Ciência, a Psicologia, para responder às questões específicas e determinantes no processo, se tornando prova nos mesmos.

A presidenta do CRP14, Marilene Kovalski agradeceu os participantes e parabenizou os organizadores do evento. Falou da satisfação em ver prosperar o Núcleo, que iniciou nesta gestão, numa parceria do CRP com os psicólogos que atuam no Sistema Prisional, visando uma psicologia com qualidade e ética. Agradeceu o apoio dos Conselheiros Presidentes da COE, COF, DH e Colaboradores, profissionais qualificados e competentes que compõem o NAP. " Vocês estão fazendo história. Esse trabalho qualificado trará reconhecimento e valorização dos profissionais que atuam nesta área", disse.

O Presidente da Comissão de Orientação e Fiscalização (COF), Dionatans Godoy destacou que o plenário do CRP tem tido o cuidado de acolher as demandas que chegam da base. "A avaliação psicológica é um tema com muitas demandas, em diferentes contextos, principalmente na sua interação com o sistema prisional que se caracteriza como uma das áreas mais sensíveis, atualmente", destacou.

A coordenadora da comissão de Direitos Humanos, Vanessa Terena, agradeceu o comprometimento tanto do NUSP e do NAP, que estavam à frente do evento. Bem como das psicólogas palestrantes que participaram e contribuíram com a temática. Ressaltou a importância da relação do sistema prisional e o conselho regional de psicologia, visando assim uma atuação cada vez mais humana e ética.

Representando os profissionais da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), Viviana Parizotto agradeceu aos organizadores por promover um encontro tão importante para a categoria. "Nosso profundo agradecimento também a Dra. Vivian que, por meio da sua palestra, contribuiu muito para o aprimoramento moral e ético da atividade profissional".