Você está visualizando atualmente Blackfish será o filme do mês no cineclube do CRP14/MS

Blackfish será o filme do mês no cineclube do CRP14/MS

Em julho, Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul (CRP14/MS) promove um debate sobre animais em situação de cativeiro, com destaque especial para aquários e zoológico, com a exibição do documentário Blackfish(2013). A sessão do Cineclube CRP14/MS será realizada na UCDB Centro, às 14h, no dia 30 de julho. A participação é gratuita mediante inscrição pelo site: http://goo.gl/1kNcqr

Em 2013, o documentário americano Blackfish comoveu o público logo em sua estreia na emissora CNN, quando foi assistido por mais de 20 milhões de telespectadores nos Estados Unidos. O documentária expõe a situação de animais em cativeiro e levanta acusações contra o SeaWorld, organização que opera 11 parques aquáticos nos Estados Unidos. Após o lançamento do documentário, ocorreram protestos nos parques de San Diego e Flórida e centenas de internautas participaram de abaixo-assinados contra o SeaWorld.

Sinopse: Em 24 de fevereiro de 2010, uma experiente treinadora do SeaWorld, Dawn Brancheau, foi atacada e morta pela baleia orca com quem faria um show. O caso repercutiu mundialmente e mais uma vez levantou dúvidas sobre as condições de criação das baleias em cativeiro e o quanto isto influenciaria sua agressividade. Foi a partir deste caso específico que a diretora Gabriela Cowperthwaite começou a elaborar o documentário Blackfish – Fúria Animal. Entretanto, mais do que se ater ao caso de Dawn, o filme vai fundo na investigação sobre os cuidados recebidos pelas orcas e os motivos que teriam resultado não apenas neste incidente, mas em vários outros ocorridos ao longo dos anos. Para tanto a diretora e sua equipe voltam 39 anos no tempo, tendo o cuidado de apresentar de forma didática como são capturadas as orcas ainda filhotes para que possam ser treinadas em cativeiro. Através de depoimentos de…

 

Após a exibição do filme haverá um debate com profissionais, pesquisadoras e estudiosas da temática. Os participantes receberão certificado.

Veja o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=8OEjYquyjcg

SERVIÇO:

Cineclube CRP14/MS

Filme: Blackfish (2013)

Data: 30 de julho

Horário: 14 horas

Local: UCDB Centro – Rua Barão do Rio Branco, 1811