Você está visualizando atualmente Campo Grande recebe a etapa Centro-Oeste da 3ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia no SUAS

Campo Grande recebe a etapa Centro-Oeste da 3ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia no SUAS

Nos dias 14 e 15 de junho, Campo Grande sediou a etapa centro-oeste da 3ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia no SUAS, promovida pelo Conselho Federal de Psicologia. Sob o tema “Direitos Humanos na diversidade dos territórios: as implicações no trabalho da Psicologia no SUAS”, o evento reuniu representantes dos Conselhos Regionais de Psicologia de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, além de representantes do CFP, estudantes, docentes e profissionais da área da Psicologia que atuam no Sistema Único de Assistência Social.

Durante estes dois dias, as/os participantes tiveram acesso a mesas de discussão, rodas de conversa e apresentações de trabalhos que exploraram diferentes abordagens e práticas psicológicas no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O objetivo central foi refletir sobre como os direitos humanos se manifestam e são promovidos em diversas realidades territoriais, influenciando diretamente o trabalho as/dos profissionais de Psicologia inseridos nesse contexto.

Neuza M. F. Guareschi, coordenadora da CONPAS, explicou a comissão e o objetivo da mostra. “A CONPAS, Comissão Nacional da Psicologia e Assistência Social, é dedicada a mobilizar e promover o debate entre as/os profissionais de psicologia que atuam no Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Com o objetivo principal de apoiar profissionais que trabalham na linha de frente da assistência social, em todos os níveis, desde a proteção básica até a alta complexidade. A Mostra Nacional de Práticas em Psicologia SUAS é uma de suas principais iniciativas, realizada em todas as regiões do Brasil, onde profissionais têm a oportunidade de trocar experiências, discutir desafios e compartilhar práticas bem-sucedidas no campo da Psicologia e Assistência Social. A mostra é valorizada pelas/os participantes por proporcionar um espaço não apenas para networking, mas também para discussões autônomas sobre o cotidiano e os desafios do trabalho nesse setor crucial, que busca mais recursos governamentais para melhor atender às necessidades da população no acesso aos seus direitos sociais através do SUAS”, concluiu Neuza.
Para Márcio A. Coletti (CRP18/MT), representante da região Centro-Oeste na CONPAS, a relevância da atuação das/os psicólogas/os na garantia de direitos foi destaque: “A importância da atuação das/os psicólogas/os na garantia de direitos, abrangendo tanto os socioassistenciais quanto os direitos humanos, ressalta a necessidade de um compromisso ético robusto com a profissão. Este compromisso não apenas fortalece o valor da Psicologia dentro das práticas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), mas também sustenta a eficácia das intervenções realizadas em benefício dos indivíduos atendidos”, concluiu.

Walkes Jacques Vargas, presidente do CRP14/MS, comentou sobre a oportunidade de sediar o evento: “ Por ser uma área de atuação que emprega muitas/os profissionais de Psicologia, nos últimos anos o CRP14/MS tem tratado a Assistência Social como uma de suas prioridades. E por isso foi extremamente relevante para nós do Mato Grosso do Sul acolher esta Mostra recebendo toda a região centro oeste para debater a garantia dos Direitos Humanos em nosso território”, concluiu Walkes.

A diversidade de temas abordados revelou a complexidade e a riqueza das práticas psicológicas no SUAS, destacando a importância da interdisciplinaridade e da sensibilidade às particularidades locais para garantir intervenções eficazes e respeitosas aos direitos humanos.

A Mostra foi transmitida on-line e as mesas e rodas de conversas estão disponíveis em nosso canal no Youtube:
https://www.youtube.com/@CRP14MS/streams