Você está visualizando atualmente CFP lança nota técnica sobre cuidado à população LGBTI+

CFP lança nota técnica sobre cuidado à população LGBTI+

Na próxima segunda-feira (28), o Conselho Federal de Psicologia (CFP) realiza mais uma live. Desta vez, para lançar à categoria uma nota técnica sobre a Resolução CFP nº 01/1999 – que estabelece normas de atuação para psicólogas e psicólogos em relação à orientação sexual.

Ao revisitar a Resolução CFP nº 01/99, a nota técnica aborda questões sobre os direitos humanos, os direitos sexuais e os princípios fundamentais do código de ética profissional das(os) psicólogas(os); a contribuição da Psicologia na compreensão do sujeito LGBTI+; os avanços na despatologização das orientações não-heterossexuais; e as práticas da Psicologia em diversos campos, bem como a ilegitimidade das terapias de reorientação sexual. Dessa forma, o documento reafirma a importância da escuta, do acolhimento, da  compreensão e do auxílio às pessoas com sofrimentos das mais diversas ordens.

O debate será mediado pela presidente do Conselho Federal de Psicologia, Ana Sandra Fernandes (CRP 13/5496) e contará com a participação de Dalcira Ferrão (CRP 04/26763), conselheira do CFP e coordenadora do GT Diversidade Sexual e Gênero do Sistema Conselhos de Psicologia.

Também estarão presentes as psicólogas Carla Isadora Barbosa Canto (CRP 03378/10), Conceição de Maria Gama Carvalho Mathias (CRP 05/39882) e o psicólogo João Henrique Borges Bento (CRP 04/44.060) – membros do GT Diversidade Sexual e Gênero e que contribuíram com a construção da nota técnica.

A transmissão terá início às 15h e poderá ser acompanhada pelas redes sociais do CFP.

Conheça as(os) participantes:

Ana Sandra Fernandes
Atual presidente do CFP, foi vice-presidente do Conselho na gestão 2016/2019. É psicóloga clínica, Mestre pela Universidade Federal da Paraíba (2012) e professora do curso de Psicologia do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ).

Dalcira Ferrão
Psicóloga, especialista em administração pública com enfoque em gestão social. Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – Unidade São Gabriel (2007). Foi conselheira-presidenta do Conselho Regional de Psicologia Minas Gerais (CRP/MG), compondo as Gestões XIV e XV Plenário. Tem experiência na área de Psicologia clínica e social, com ênfase em Psicologia Social; Comunitária; Violências; Direitos Humanos; LGBTI; Mulheres e Educação. Atualmente é Conselheira Efetiva do Conselho Federal de Psicologia (XVIII Plenário).

Carla Isadora Barbosa Canto
Coordenadora da Seção Amapá (CRP-10), psicóloga com atuação na clínica para pessoas LGBTI+ e especialista em gênero e diversidade na escola pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

Conceição de Maria Gama Carvalho Mathias
Psicóloga, conselheira do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro, coordenadora do eixo de Gênero e Diversidade Sexual, coordenadora da Comissão de Psicologia e Políticas Públicas no Controle Social e coordenadora da Subsede Norte e Noroeste Fluminense.

João Henrique Borges Bento
Psicólogo, especialista em Gestão Pública Municipal, conselheiro do  Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais e ativista dos movimentos de defesa dos Direitos Humanos e da população LGBTI+.

Serviço:

Lançamento de Nota Técnica sobre a Resolução CFP nº 01/1999
Data: 28 de junho
Horário: 15h
Acompanhe pelas redes sociais do CFP